Após quase 50 anos de casamento,a Condessa Sofia,esposa,musa e colaboradora de Leo Tolstoi,vê seu mundo de cabeça pra baixo depois que descobre que seu marido resolve mudar drasticamente de comportamento por conta da religião que criou,abolindo o título de nobreza,as suas propriedades e de sua família,em favor da pobreza,do vegetarianismo e do celibato.
Sofia se sente ainda mais ofendida quando descobre que sua desavença e pupilo de Tolstoi,o influenciou pra mudança de testamento,segundo o documento,os direitos autorais de suas obras iriam passar para o povo russo.
Filmes britânicos sempre me animam pra os assistir e com esse realmente não foi diferente,ainda mais com um elenco tão bom,mas infelizmente nem todos executam bem o seu trabalho nesse filme.
A Última Estação tem uma ótima proposta que consegue nos fazer esquecer de que ali aconteceu uma história baseada em fatos reais,as complicações amorosas,de como é bom conviver com a pessoa que ama mas ao mesmo tempo é extremamente complicado,seria ótimo se o filme se manteve exclusivamente nessa linha,mas pena que descamba muito rapidamente para o lado dos direitos autorais que acaba nos confundindo sobre qual é o principal foco do filme.
A direção de Michael Hoffman tenta se sobressair e até acho que fez mais do que podia com o fraco roteiro,as cenas mais longas do filme eram filmada com firmeza e simplicidade e ainda ajudado com o simples,mas notório trabalho de fotografia de Sebastian Edschmid reforçava ainda mais que a direção não era algo a se desprezar.
As atuações são facilmente a maior qualidade que o filme tem a oferecer,Christopher Plummer atua com a simpatia habitual que mereceu a indicação ao Oscar (se bem que a categoria nesse ano tava tão crítica que acredito que até poderia ser indicado),James McAvoy é obviamente ofuscado e porque não sabotado pelo roteiro,primeiramente ofuscado pelos ótimos nomes no elenco e sabotado pelo fato que no fim do filme,o importante personagem que tem parece não ter tido a mínima importância no filme,infelizmente.Já Helen Mirren faz totalmente jus a indicação ao Oscar,forte e exagerada na medida certa,sem cair em exageros (no sentido ruim da palavra) que certos atores caem quando atuam pessoas desequilibradas.
Por fim A Última Estação é um filme que vale somente pelas ótimas atuações do elenco e principalmente a novamente impecável em cena Helen Mirren,porque fora isso não tem nada demais a oferecer.
Nota:6/10
Sinopse Retirada do site CinePop
A Última Estação (The Last Station,2009)
Diretor:Michael Hoffman
Roteiro:Michael Hoffman
Elenco:Helen Mirren,Christopher Plummer,Paul Giamatti,James McAvoy,John Sessions,Patrick Kennedy,Kerry Condon,Anne Marie Duff
11 comentários:
-
Não conhecia este filme, valeu pela dica.
Estou linkando seu endereço no meu blog.
Abraço.
-
Achei esse filme delicioso, encantador, charmoso. Um dos melhores filmes do ano passado, com um elenco expecional, Helen Mirren a cada ano mehorando, e o Plummer FINALMENTE conseguiu sua indicação! Nota 8.0
-
Uma dupla incrível de protagonitas. O que não entendo é como só ano passado Christopher Plummer foi lembrado pelo Oscar?
Abraço!
-
Tô doida para conferir este filme! Tem os elementos que eu mais gosto numa obra cinematográfica!
-
Ainda não vi o filme, mas certamente irei procurar por ele - ora, como você bem disse, filmes ingleses sempre chamam atenção: se não pelo roteiro, pelo elenco, que raramente peca. E o Plummer tá merecendo um Oscar pela carreira brilhante que tem, afinal um cara que me deixa em estado de graça desde "Sound of Music" precisa de mais reconhecimento.
-
Curiosa para conferir este filme, principalmente por Helen, James e Plummer. ;)
-
Meu livro favorito de todos os tempos é Ana Karerina (de Tolstoi) e por isso que MUITO vê esse filme, uma vez que a vida dos escritores russos dificilmente são retratadas no cinema
-
Meu livro favorito de todos os tempos é Ana Karerina (de Tolstoi) e por isso que MUITO vê esse filme, uma vez que a vida dos escritores russos dificilmente são retratadas no cinema
-
ALAN É realmente decepcionante,mas pra mim foi até recompensador por conta das atuações que são muito boas.
HUGO Mas não faça igual eu que criei uma alta expectativa em cima do filme e quebrei a cara,brigado por linkar ;D
CLEBER Não curti tanto assim,e tava na hora de sair essa indicação,pena que tenha sido tãão tarde.
MATEUS vai saber,indicação que devia ter saído a uns 40 e poucos anos atrás só isso né.
KAMILA Acredito que você irá gostar bastante.
WEINER Definitivamente precisa e ele está ótimo em cena,mas como todos os outros,tem o grande azar de ter uma Helen Mirren inspiradíssima como companheira de elenco.
MAYARA O filme vale mais exatamente pelo trio.
LUIS Também acredito que você irá gostar bastante.
Abraços a Todos
-
"The Last Station", na minha opinião, começa de forma muito monótona, mas, aos poucos, vai conquistando, principalmente em função das interpretações. Adorei a Helen Mirren!
Ah, cara, também adoro filmes britânicos. Ainda não tive a chance de locar este, porém, nem sei se vou, muitas pessoas se decepcionaram com ele. É de se pensar...
Abs.