Mano é um adolescente de 15 anos.Ele está aprendendo a tocar violão com Marcelo,pois deseja chamar a atenção de uma garota.Seus pais Camila e Horácio estão se separando,o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho,Pedro.Sua melhor amiga e confidente é Carol,que está apaixonada pelo seu professor Artur.Em meio a estas situações,Mano precisa lidar com os colegas de escola em momento de diversão e também sérios.
No cinema atual brasileiros existem certos nomes que imediatamente aguçam muito a minha curiosidade,neste As Melhores Coisas do Mundo pra ser mais objetivo o nome delas é Laís Bodanzky e Denise Fraga,mas a grande surpresa é que elas estão ótimas em seu trabalho,mas quem rouba a cena definitivamente não são elas.
O filme é um interessante e profundo estudo sobre a adolescencia e todas as questões que nos levantamos durante esse período de incertezas.O roteiro usa de uma leveza,sensibilidade e um pouco de bom humor de todas essas dúvidas que o personagem vive,sem falar nas pressões de ser adolescente.O roteiro também toca em assuntos sérios de forma mais plausível possível,em nenhum momento caindo no exagerado ou caricato.
A direção de Laís Bodanzky é novamente certeira,bastante precisa e que não necessita de muito pra chamar a atenção,novamente Laís ganha um merecido reconhecimento por tratar de uma determinada geração com a delicadeza necessária que cada uma merece,mais um ponto pra Laís.
Se todo o filme gira em torno de um personagem absurdamente simpático,precisaríamos no mínimo de um ator simpático e um elenco que acompanhasse a simpatia de tal personagem/ator e pra minha satisfação foi o que ocorreu.
Francisco Miguez é um achado muito do positivo,atua com precisão e como se isso fosse a coisa mais simples do mundo,sem precisar de dramaticidade demais Francisco dá um show particular que mescla talento e simpatia,e se o Mano de Francisco é tão bom,o que dizer das cenas de Mano e Carol (Gabriela Rocha) que são belíssimas e de uma química impressionante.
Outra atuação muito boa é de Paulo Vilhena que com simplicidade é uma peça importante na jornada de auto conhecimento de Mano,e ainda tem Fiuk que pra ser sincero não conseguiu me incomodar tanto assim,mesmo que seu personagem seja o mais chato do filme.Mas em termos de atuação quem rouba a cena é Denise Fraga que tem uma forte atuação e aparece como o personagem mais triste de todo o filme,aliás como dar suporte a uma pessoa sendo que você é a que mais precisa de suporte,sem contar que ela tem a melhor cena do filme disparado.
Por fim como já havia dito quem acaba roubando totalmente a cena é a jornada de auto conhecimento de Mano que acaba nos fazendo nos identificar com muito que acontece durante o filme.
Sinopse Retirada do Site Adoro Cinema
Nota:9.5/10
As Melhores Coisas do Mundo (Idem,2010)
Diretor:Laís Bodanzky
Roteiro:Luis Bolognesi
Elenco:Francisco Miguez,Fiuk,Denise Fraga,Gabriela Machado,Zé Carlos Machado,Caio Blat,Paulo Vilhena,Gabriel Illanes,Júlia Barros
9 comentários:
-
Ah leo, muito massa o filme, né ? Com certeza, uma das maiores surpresas do ano!
-
Filme que me surpreendeu demais. Achei que seria apenas mais um filme nacional.........e tive que aplaudir de pé a produção. Muito bom. Agradeço o Cristiano Contreiras que me indicou.
-
Alguém pode me dizer o porquê deste filme maravilhoso ter perdido a vaga brasileira do Oscar para um filmezinho pedante e lacrimoso? E então? Alguém se habilita?
-
Um ótimo exemplar da nossa filmografia. Uma grata surpresa. Filme sincero e sensível sobre uma das mais turbulentas fases da vida. Super recomendado!
-
Amo esse filme. Não esperava tanto, mas me surpreendeu muito positivamente.
-
Depois que eu li tantos comentários maravilhosos sobre esse filme, fui assisti-lo com as expectativas nas alturas. E, sinceramente, me decepcionei! Sério, não vi nada de espetacular nele... Nessa safra de filmes adolescentes de 2010, prefiro bem mais "Os Famosos e os Duendes da Morte"!
Aqui temos um importante filme brasileiro. Muito sincero, expressivo e tem um roteiro realista sobre a juventude. Gostei também!
abs