Sosa é um "urubu",um advogado especializado em acidentes rodoviários.Todos os dias ele vai aos locais de acidente,aos setores de emergência dos hospitais e às delegacias procurando clientes.Seu trabalho é lidar com as testemunhas,policiais,juízes e companhias de seguro.Mas o que seus clientes não sabem é que a agência para a qual trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro.Quando se apaixona pela jovem paramédica Luján,Sosa decide se aposentar do trabalho sujo e viver ao lado dela.
Em tempos de fim de ano,a Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos envia as cédulas de votação para o Blog de Ouro no presente ano e senti que faltava certas produções bastante elogiadas pra votar nas categorias com um pouco mais de conhecimento e variedade e Abutres foi um filme que entrou nessa pequena lista de escolha e me surpreendi muitíssimo.
O roteiro e a direção de Abutres é assinada por Pablo Trapero e provavelmente por esse motivo,o projeto foi conduzido com tamanha autenticidade,o filme parte de uma premissa simples e se torna algo extremamente grandioso,confesso que todo o processo de mudança,no meio do caminho havia passagens um tanto cansativas,mas de fato,nada que atrapalhasse a boa desenvoltura da trama.A direção segura de Trapero nos mostra uma tensão impressionante,sem momento algum parecer forçada e o que dizer da extraordinária (e previsível,sim confesso) sequência final,na tal sequência,nos prova como é competente e merece um reconhecimento que não tem.
Em termos de atuação o filme é praticamente todo conduzido pela dupla de protagonistas,Ricardo Darín como sempre faz bonito,muito bonito,já se tornou clichê,mas é sempre válido elogiar sua espetacular naturalidade ao encarar qualquer tipo de personagem,intenso quando necessário e sereno quando necessário,mas sem nunca perder a verdade da atuação.Já Martina Gúsman está ótima em cena,é fácil a percepção de infelicidade sobre sua atual situação e o cansaço de sua profissão.Algo que poderia se tornar negativo pro decorrer do filme é a necessidade de ter os protagonistas como casal e sem momento algum parecer forçado,o amor entre eles flui e o próprio amor entre eles se torna um personagem em paralelo no filme.
Por fim Abutres é um filme simples e ao mesmo tempo grandioso,com um pessimismo final parecido com o de O Escritor Fantasma e de um realismo impressionante,existe alguns problemas no roteiro que deixa certos assuntos subentendidos,mas se torna algo inútil quando se compara com a maestria de todo o resto,recomendadíssimo.
Nota:10/10
Sinopse Retirada do Site Adoro Cinema
Abutres (Carancho,2010)
Direção:Pablo Trapero
Roteiro:Alejandro Fadel,Martín Mauregui,Santiago Mítre,Pablo Trapero
Elenco:Ricardo Darín,Martina Gúsman
12 comentários:
-
Mais um bom texto mostrando como esse filme merece ser conferido, desse mês não passa! E também adoro Ricardo Darín! ABRAÇO
-
Ah leo, preciso conferir este filme o mais rápido possível! Está sendo muito elogiado, deve ser mesmo mto bacana. Excelente texto!
[]'s
-
Carancho realmente é ótimo! Prova mais uma vez a qualidade, a competência e a seriedade do novo cinema argentino.
-
Pungente e corajoso, além de ser um habilidoso exercício de cinema, "Abutres" é um excelente filme cidadão e que se preocupa com fins sociais. Um achado! Trapero conduz com força e as atuações, como tu aponta, são mesmo demais. Já até posiciono Ricardo Darín como um dos melhores atores em atividade.
abs!
-
Tô com MUITA, mas MUITA vontade mesmo de conferir este filme!
-
ABUTRES é tenso e até apaixonate! É um tipo de cinema para ser visto e mais apreciado.
Os argentinos estão cada vez mais produzindo longas de primeira linha, e este filme é digno de estar entre os melhores do ano!
Abs.
Rodrigo
Ótimo espaço cinéfilo!
-
Wow... 10???
Esse filme é ótimo mesmo. Tb acho que sempre devemos elogiar o Darin. O cara é FODA.
-
Adoro o Ricardo Darín e o cinema argentino - soube que ele recusou recentemente um papel de traficante em Hollywood, temendo bancar o latino burro estereotipado. E fez muito bem, não? Só a Argentina mesmo para lhe arranjar grandes papéis. ADOREI "Abutres", todo o elenco está ótimo e realmente acabou sendo prejudicado na SBBC, já que foi lançado tão tardiamente. Poucos viram (eu, à época de enviar as cédulas, também não tinha visto).
Abs!
-
Ainda não vi Abutres, mas está na minha lista de prioridades. O cinema Argentino cresce com mais exuberância que o nosso!
cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com
-
Não daria dez.
Há muito americanismo, no mau sentido, permeando a película. Algo que afligiu Campanela em "Segredo dos teus olhos". Trapero, sabemos, é mais do que isso - sua filmografia está aí para provar. Falta a sutileza e narrativa do cinema argentino, tipicamente de autor, a que fomos "mal" acostumados. Não fará falta este ano na disputa do Oscar.
sou fã do cinema argentino e de Ricardo Darín. Ouvi muitos elogios desse filme e ainda não consegui assistir.
Quero muito ver. Acho o cinema nacional nota 10. Mas, os longas argentinos (principalmente os que contam com Darin nota 11).