E chegamos a 2010,um ano fraco em termos de atuações no Oscar,com dois prêmios merecidos,um discutível e um prêmio que só favores sexuais explica a vitória,vamos a eles.
Melhor Ator
em 2010 o ano era de Jeff Bridges,todos os prêmios eram direcionados a ele,merecidamente? aceitável,mas não tão merecido,o ano foi bom,mas nada que empolgasse o suficiente,George Clooney e Jeremy Renner tem atuações parecidas,precisas e contundentes e extremamente eficientes.Também tinha Morgan Freeman em cinebiografia do jeito que gosto de ver,fazer do seu jeito e longe de caricatura (ainda falarei disso nessa coluna),mais uma performance incrível de Freeman.Mas aí temos os melhores da categoria,o vencedor Bridges numa performance magistral e Colin Firth com fogo no rabo,inspiradíssimos e na melhor atuação da carreira e uma das melhores do ano,trocando em miúdos,minha escolha facilmente seria Firth,sem nem pensar duas vezes.
Melhor Atriz
E chegamos na categoria em que o suborno aconteceu forte,nada explica essa vitória de Sandra Bullock,tipo de atuação que se sairia bem em MTV Movie Awards da vida,mas não no Oscar,performance medíocre,pobrezinha,tipo de performance que por qualquer uma outra atriz poderia ser melhor e concerteza teria menos hype,mas a categoria não era das mais animadoras também.Tínhamos como indicada a diva mundial e de gostosura Helen Mirren numa ótima atuação por um filme insosso,também tínhamos Gabbourey Sidibe numa boa atuação que tem o azar de ter coadjuvantes superiores (Mariah Carey BANG!) e as favoritas da categoria (até chegar a cachorra da Bullock),Meryl Streep numa ótima performance na atuação mais fraca pela qual foi indicada ao Oscar e Carey Mulligan que sofre do mesmo mal de Colin Firth em 2011,atuação incrível,mas a antipatia que sinto pela personagem é grande que me impede de gostar mais de tudo,enfim,foi uma puta de uma bagunça essa categoria zoada e eu escolheria Carey Mulligan,porque a concorrência não era das melhores.
Melhor Ator Coadjuvante
Pra começo de conversa,aqui tínhamos duas indicações inexplicáveis,Matt Damon fazendo nada em Invictus e Stanley Tucci fazendo a única (a única mesmo) coisa boa de Um Olhar no Paraíso,mas agora vamos falar do que importa,tipo Christopher Plummer ótimo (como sempre) em A Última Estação que não se deixa ocultar pela também ótima Mirren,Woody Harrelson demoníaco pelo sensacional O Mensageiro,pena pro Harrelson que estava concorrendo pela personificação do capeta,mas pense num capeta simpatisíssimo,num dos vilões mais carismáticos do cinema,Christoph Waltz ensinando a maioria dos indicados do ano como atuar igual gente,não precisa nem dizer qual seria a minha (e a sua) escolha.
Melhor Atriz Coadjuvante
Com as atrizes a coisa foi meio parecida com a de Ator Coadjuvante,tívemos a inexplicável indicação de Penélope Cruz pelo triste de ruim Nine,que concerteza só teve a indicação por ser gostosa,mas também tívemos as coisas boas,a dupla ótima de Amor sem Escalas,a incrível Anna Kendrick e a atuação que conquista pelo extremo charme de Vera Farmiga e também a indicação surpresa (muito boa) de Maggie Gylenhaall,mas quando disse que era uma categoria parecida com a de Ator Coadjuvante é que a vencedora é tão justa e tão vilanesca quanto a de Christoph Waltz,Mo´Nique está monstruosa literalmente em Precious,pena que o filme é ruim.
comentem e até a próxima
Gosto bastante da Bullock e acredito que realmente ela merecia ser reconhecida pela Academia, mas ganhar por isso? Até em Miss Simpatia a atuação dela é mais bacana. Um sonho possível é muito ruim, desses que até um Made in TV é melhor. Ou seja, concordo contigo: o suborno foi grande! HAHA