Um garoto de 16 anos,fã de Bob Dylan,tem acesso ao restante do mundo apenas por meio da internet,enquanto vê os dias passarem em uma pequena cidade rural de colonização alemã,no sul do Brasil.Até que uma figura misteriosa o faz mergulhar em lembranças e num mundo além da realidade.
Fiquei sabendo do filme semanas depois de sua estréia e li bastante críticas positivas sobre o filme e claro tive uma certa curiosidade mas não procurei sabe do que se tratava.Mas depois que se segue @JanielTorrance no twitter a sua curiosidade automáticamente aumenta e foi o que aconteceu comigo,no resultado final saí satisfeito mas pra ser sincero foi bastante cansativo.
É interessante como é bem feito pelo roteiro a ligação entre a solidão e a fixação da juventude atual pela internet,coisa que pode afastar de todos aqueles que nos rodeia,a solidão é companheira do monótono,o sentimento que se faz mais presente na vida de Mr.Tambourine Man (como o personagem se auto-intitula) e sua maior válvula de escape é justamente a internet que o prende em uma bolha,mas eis que chega a hora em que ele precisa sair.
O filme é daqueles que dá um puta orgulho de ser produto nacional,a direção de Esmir Filho é uma das melhores do ano facilmente,mesclando perfeitamente a delicadeza da situação do personagem centro com o toque sombrio ideal que o filme precisa e ainda beneficiada pela belíssima fotografia de Mauro Pinheiro Jr. e pelas locações incríveis do Interior do Rio Grande do Sul.
O filme que inicialmente parecia ser o típico filme carregado por somente um ator e é aí que está a maior surpresa.Áurea Baptista que faz a mãe de Mr.Tambourine Man é excepcional,transbordando naturalidade com uma personagem simples e encantadora e que se mostra o único contato real que o personagem tem.E depois de falar tanto de um personagem tão bem escrito no mínimo iria precisar de um ator competente e Henrique Larré ultrapassa as expectativas.Larré tem uma atuação singular,angustiante e incomodado na medida perfeita,mas um ótimo achado do nosso cinema.
Por fim Os Famosos e os Duendes da Morte é uma das melhores surpresas do ano,mas como já disse peca pela lentidão,mas claro ganha pela originalidade e virtuosidade da produção.
Sinopse Retirada do Site Adoro Cinema
Nota:8.5
Os Famosos e Os Duendes da Morte (Idem,2009)
Diretor:Esmir Filho
Roteiro:Ismael Caneppele & Esmir Filho
Elenco:Henrique Larré,Ismael Caneppele,Tuane Eggers,Áurea Baptista
Adoro essa frase. E quero tanto ver esse filme, não tem idéia. Já passou da hora.