Rede de Intrigas

Posted: 13 de mar. de 2010 by leo in Marcadores:
4

Abaixo está abarrotado de Spoiler

Howard Beale é um aclamado âncora da rede de TV UBS.Depois do grande sucesso sua audiência despencou até se tornar inevitável sua demissão.Sabendo do iminente fim de carreira , Beale se despede do público dizendo que iria se matar.
Seu amigo e chefe , Max Schumacher tenta ajudar o lunático Howard , mas a sua loucura acaba sendo sucesso entre os telespectadores e repercute na imprensa , para delírio de Diana Christensen e Frank Hackett , os novos executivos do grupo mais interessado em audiência do que qualidade.

Pense num filme poderoso , pense num filme bem feito , pense num filme que trate de forma tão crítica e tão cruel que é a manipulação e a obscessão pela TV , desde dos telespectadores aos realizadores.
Começando pelo roteiro e a direção que trabalham numa sincronia invejável , e o aspecto que mais me agrada no roteiro de Paddy Chayefsky é a objetividade em que as decisões são tomadas e os diálogos longos e decisivos , que na maioria das vezes eram filmados em planos sombrios e dava espaço pra ator em questão arrasava.
E agora falando das partes técnicas do filme , a fotografia ,a Edição e até mesmo a Direção de arte dão um ar tão atual ao filme que teve horas que me perguntava se era realmente um filme de 1976.

Agora falo aqui o que mais me impressionou em todo o filme , primeiramente novamente devo dizer que Sidney Lumet é FODA , ele não só dirige seus filmes com uma firmeza e personalidade que chega a ser fácil reconhecer seus filmes , como também escolhe e dirige todos os seus atores como se fosse uma maestro regendo sua orquestra (Leandro filósofo de 6°) , começando pelo sempre explosivo e aspalhafatoso (positivamente) Peter Finch , que atuou como ninguém um puta lunático , e ainda temos três coadjuvantes que tem pequeno espaço em cena mas fazem totalmente justiça aos papéis cruciais a trama , são eles Ned Beatty , que manda super bem mesmo me incomodando bastante que justo na sua cena decisiva é filmada de bem longe (mas mesmo assim acho a cena ótima , nos mostrando de perto o receio que Howard tinha da demissão e vendo de que o futuro dele nada agradável tava por vim de forma berrante , como Ned faz na cena , ou seja a cena é uma grande metáfora do futuro crucial de Howard) , Beatrice Straight que em simplesmente uma cena ARRASA como uma mulher traída , expressa toda dor de forma perfeita , chega a dar vontade de abrasar e consolar a coroa , mas vencer Oscar por somente uma cena ?! Não sei , não assisti as outras indicadas , então não opino.

Mas na minha singela opinião William Holden , Faye Dunaway e Robert Duvall simplesmente reinam no filme.
Robert Duvall é poderoso , arrogante e babaca tudo ao mesmo tempo , numa sincronia perfeita.
William Holden é um dos grandes diferenciais de todo o filme , um dos poucos que usam mais da técnica do que da explosão , já que em mais trajeitos que ele reina durante todo o filme.
Mas pra mim Faye Dunaway é o grande nome do filme , Faye nos entrega uma vilã que tem o atributo para amar a personagem , a Diana de Dunaway num tem um traço sequer de caráter , definindo Faye está DIVINA EM CENA.

Por fim Rede de Intrigas é um dos melhores filmes que fala sobre todas as mutretas da televisão , um grande tapa na cara das grandes emissoras.


Ps:Devo dizer que entre tantas cenas espetaculares que o filme tem , nada mas nada mesmo supera a cena da conversa entre Max e Diana na hora da separação deles , é simplesmente a definição da vida de Diana.


Sinopse via Museu do Cinema

Nota:
10/10

Rede de Intrigas (Network,1976)
Diretor:
Sidney Lumet
Roteiro:Paddy Chayefsky
Elenco:Faye Dunaway,William Holden,Peter Finch,Robert Duvall,Ned Beatty,Beatrice Straight,Marlene Warfield

4 comentários:

  1. Um filme que poucos conhecem, mas marcante, oscars merecidos! bom ler ele por aqui.

    Uma pena você não aparecer no meu espaço, nem linka lo por aqui...rs

    abraço!

  1. leo says:

    Achei o filme incrível , e PUTZ desculpa , providencio isso agora.

    Brigado pela visita abraço .D

  1. Olá Leo!
    muito legal o seu blog! Valeu peala vistia ;)

    "Rede de Intrigas" é, sem dúvidas, um dos meus favoritos de todos os tempos. Filme animal! Bem como tu disse: quando vc se depara com uma cena perfeita, vem outra arrasadora que explode na tela! Um roteiro maravilhoso, afiadíssimo, sob comando do gênio Sidney Lumet e atuaçoes magistrais! Filmaço! Um dos melhores ever and ever rs.

    abs!

  1. leo says:

    Eu também um puta filmaço necessário pra todo amante de cinema e fã de Sidney Lumet , ESPETÁCULO DE FILME !


    Brigado pela visita , volte sempre , abraços