Avatar

Posted: 10 de abr de 2010 by leo in Marcadores:
11


Jake Sully ficou paraplégico após um combate na Terra.Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo falecido.Jake viaja a Pandora onde encontra diversas outras formas de vida.O local também é onde vivem os Na´vi,seres humanóides que apesar de primitivos possuem maior capacidade física que os humanos.Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar.Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri,uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Assim que ouvi falar de Avatar despertei antipatia imediata por conta do diretor James Cameron (diretor do clássico O Exterminador do Futuro 2 mas também do grande pé no saco Titanic) e como sou o tipo de pessoa que generaliza,quebrei a minha cara e me deparei com um filme bem interessante.
Interessante primeiramente pelos Efeitos Especiais espetaculares que fazem do filme (provavelmente) uma grande experiência única (pra quem viu no cinema claro,não meu caso) e também pela mensagem bem interessante que já foi diversas vezes usadas mas é sempre um assunto necessário sobre a preservação do meio ambiente e as prováveis diversas formas de vida no planeta.

Como disse antes os efeitos especiais do filme são de cair o queixo,mas pra nossa felicidade o arraso técnico do filme não se limita somente aos efeitos,a direção de arte é incrivelmente bem feita e cuidadosa e não me refiro só do visual de Pandora,sendo o que mais me chamou atenção era o cenário do laboratório.

E como todo o filme de James Cameron,o filme tem suas atuações marcantes (não marcantes do nível dos anteriores mas mesmo assim marcantes) temos um Sam Worthigton bem seguro que sem muitos exageram mostrou todos os sentimentos de Jake (mesmo que seja de azul).
Mas já que se trata de um filme de Cameron o destaque fica com as atrizes,Zoe Saldana brilha mas como disse antes pena que ela estava de azul (fator que não incomoda em nada já que a tecnologia deixava visível quando o ator fazia bem o seu papel) e se eu disser que a melhor performance do filme é da Sigourney Weaver vai ficar repetitivo ?! Pra mim Weaver estava ótima em poucas cenas de destaque.

Por fim achei Avatar um bom filme,que funciona tanto como diversão,como crítica social.Mas como elogiei bastante o filme porque não daria 10 ?! simples,por achar Avatar um filme somente bom.


Sinopse do site Adoro Cinema

Nota:9.5/10

Avatar (Avatar,2009)
Diretor:
James Cameron
Roteiro:James Cameron
Elenco:Sam Worthington,Zoe Saldana,Sigourney Weaver,Stephen Lang,Joel Moore,Giovanni Ribisi,Michelle Rodriguez,Laz Alonson,Wes Studi,CCH Pounder

11 comentários:

  1. Acho que Avatar conseguiu reestabelecer o cinema e trouxe uma tecnologia nunca antes vista, mas acho que o roteiro não é lá tão grandioso nem que ele foi injustiçado no Oscar.

  1. leo says:

    Eu também não acho o roteiro grandioso,mas ele tem lá os seus méritos,Injustiçado no Oscar,de jeito nenhum !
    Abraços

  1. Eu acho ele grandioso em muitos aspectos, mas posso soar demasiado repetitivo...

    e é UM ABSURDO ler que você acha "Titanic um pé no saco", mas gosto é gosto, né mesmo? rs



    Pelo menos Avatar te conquistou!

    Que venham novos adeptos, assim como eu, hehe!

  1. Avatar é o tipo de filme que marca uma década; no caso, fechou uma e abriu as portas para outras. Em um primeiro momento, me decepcionei com a premiação de melhor filme do Oscar. Mas só porque eu considero Avatar um grande filme. Mas ver a academia premiando um filme independente, e sem grandes arrecadações foi divino. E não só por isso, claro. Porque Guerra ao Terror mereceu o Oscar, sem sombras de dúvida.
    Uma das coisas que mais me chatearam em relação às críticas a Avatar, em especial os comentários do Wilker na transmissão da Globo, foram as insinuações de "filme vazio". Como se Avatar fosse apenas efeito especial.
    Apesar de todo o clichê do roteiro, Cameron soube conduzir bem esta ficção. E a direção dos atores foi satisfatória. Mas, como o colega acima disse, estou sendo repetitiva. Cameron me conquistou com Titanic. Se tiver oportunidade, leia "Lágrimas de Luz", de Heitor Capuzzo. Ele apresenta a trajetória do Drama Romântico desde o cinema mudo de Griffith até o grandioso Titanic, demonstrando as técnicas narrativas utilizadas, modificadas ou mantidas. É interessante, e talvez contribua para um novo olhar sobre Titanic ;)

    Abraços

  1. leo says:

    CRIS Também achei o filme grandioso e foi além até das minhas expectativas.

    DANI Achei incrível a vitória de Guerra ao Terror,sem contar que era realmente o melhor filme entre os indicados.

    agora aos dois,juro que assistirei Titanic novamente e com novos olhos,JURO!

  1. Ah, mas 9.5 não é nota para um filme "bom" apenas, né? Rsrsrsrs. Dei a mesma nota e achei espetacular :D

  1. leo says:

    VICICIUS HAHAHAHAHAHAHAHAHAH ... reconheço todos os méritos do filme e achei realmente bom,mas dou minhas notas quando o filme me envolve totalmente,não foi o caso de Avatar.
    Abraços ;D

  1. Um filme de entretenimento que mexe conosco, que nos faz nos maravilhar com a força que o Cinema possui. Otimo texto, parabens!

  1. leo says:

    Brigado e volte sempre ;D

  1. Kamila says:

    "Avatar" é meu filme favorito de 2009. Não só pelo que irá representar para a linguagem cinematográfica, mas por ter uma história interessante e bem contada.

  1. leo says:

    Também acho que Avatar irá 'revolucionar' o futuro do cinema,mas o melhor de 2009 ? acho que não