A Fita Branca

Posted: 19 de abr. de 2010 by leo in Marcadores:
2


Pouco antes da 1° Guerra Mundial,Em um vilarejo no Norte da Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral,dirigido por um professor primário.A partir do acidente com o médico do vilarejo.A busca pelo responsável começar a ser realizada a partir daí.Logo outros estranhos acontecimentos ocorrem,levantando um clima de desconfiança e desconforto geral na aldeia.

As primeiras e segundas guerras mundiais são dois assuntos exaustivamente citados no cinema (no caso da 2° tem filmes americanos,alemães,austríacos e japoneses),mas no ano de 2009 foram feitos dois filmes com os respectivos temas de forma incrivelmente diferentes e bem executadas,o incrível Bastardos Inglórios e esse A Fita Branca.
A Fita Branca é um filme de difícil compreensão e por ser um filme desse tipo que ele é tão brilhante.
O filme conta com uma série de acertos importantes,primeiro delas é toda a parte técnica que capta perfeitamente o clima sempre tenso e frio do filme.E quando falo de parte técnica perfeita,digo da parte técnica como um todo,figurinos ótimos,Arte impecável e fotografia de cair o queixo,sempre presente em momentos cruciais e sempre ocultando o rosto dos atores em cenas importantes dos respectivos personagens,normal do Haneke.

Como também é normal nos filmes de Haneke as atuações dão marcantes mas nos filmes anteriores as atuações eram particularmente de um ator ou de uma dupla de atores,já nesse o brilhantismo na atuação é geral,todos os atores estão perfeitos,transbordando calma e nos entregando performances memoráveis e contidas.Entre todos os atores destaco aqui Christian Friedel que faz o professor que tenta solucionar os acidentes da aldeia,Leonie Benesch linda de morrer numa atuação belíssima,e os grandes destaques do filme são Leonard Proxauf e Susanne Lothar que estão meticulosamente poderosos em seus personagens.

E claro o grande mérito desse filme ser tão incrível é de Michael Haneke que novamente nos presenteia com sua direção de pulso forte,sem enrolação,indo sempre sendo direto,com sua frieza que somente ele sabe usar em cena,ou seja coisa de gênio sabe.A Fita Branca é o tipo de filme que roteiro e direção andam de mãos dadas,mesmo sendo o filme mais linear de Haneke é tão complexo e complicado como os outros nos fazendo ficar dias pensando como educação pode influenciar uma geração.

Por fim o que tiramos de lição desse A Fita Branca é que Michael Haneke é uma máquina de fazer obras primas.


Nota:10/10

A Fita Branca (The White Ribbon,2009)
Diretor:
Michael Haneke
Roteiro:Michael Haneke
Elenco:Christian Friedel,Ernst Jacobi,Leonie Benesch,Ulrich Kutur,Ursina Lardi,Fion Mutert,Burghart Klaubner,Maria Victoria Grabus,Leonard Proxauf,Rainer Bock,Susanne Lothar

2 comentários:

  1. "A Fita Branca" é excelente. O que são todas essas crianças atores? Incrível! O "O Segredo dos Seus Olhos" é um bom filme, sem dúvidas, mas já está mais que na hora da academia reconhecer o talento de Haneke. Não que ele preciso disso, porque é um cineasta completo.

  1. leo says:

    Tambem acho essas crianças espetaculares,e acho que a academia reconhecendo ou não o brilhantismo constante de Haneke não fará diferença,ele é incrível e ponto.
    abraços ;D