Mother - A Busca Pela Verdade

Posted: 1 de mai. de 2010 by leo in Marcadores:
12


Hye-Ja é a mãe solteira de Do-Joon de 27 anos de idade.Seu filho é a razão de sua vida.Apesar de adulto,Do-Joon é ingênuo e dependente de sua mãe,e ás vezes comporta-se de maneira estúpida ou simplesmente perigosa.Ele é uma fonte constante de ansiedade para todos.
Um dia,uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-Joon é acusado de seu assassinato.Um advogado ineficiente e uma força policial apática fecham o caso de Do-Joon muito rapidamente e inspiram sua mãe a agir por conta própria.
Convocando todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém,ela parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.

Ultimamente todos os filmes em que eu levanto grandes expectativas eu me decepciono,foi assim com Um Sonho Possível,500 Dias com Ela e mais alguns.Já com Mother foi totalmente ao contrário,todas as minhas expectativas foram alcançadas e em certos pontos ultrapassadas.
Já na primeira cena percebemos que viriamos uma trama bastante turbulenta,nos apresentando toda aquela falsa calmaria da cena dos créditos iniciais,mesmo que a trama principal do filme demore um pouco pra decolar (que pensando bem é até bom para nos familiarizarmos com os personagens centros),mas também quando resolve decolar é difícil,quer dizer impossível perder o ótimo ritmo,nunca acelerado e nunca lento demais.

O roteiro do trio de Eun-kyo Park,Joon-ho Bong e Wun-kyo Park é habilidoso,complexo e inteligentíssimo sempre mantendo o clímax sombrio e sempre nos deixando com dúvidas e pulgas atrás da orelha.Outro aspecto inteligentíssimo do filme é a decisão dos roteiristas de não dar nome a tal mãe do filme (nomeei no início do filme propositalmente) mostrando que qualquer mãe em sã consciência faria de tudo pra proteger a sua cria.
Falando em mãe a performance de Hye-ja Kim é absurdamente irretocável e capta todas as emoções de uma mãe desesperada,sem exageros,sem ser singela,simplesmente sendo uma mãe.Hye-ja Kim expõe toda a verdade e amor de uma mãe,numa das melhores performances e mais sensíveis do ano passado.

E juntamente com a performance de Hye-ja Kim,o aspecto mais gratificante do filme é a direção impecável de Joon-ho Bong,que de parceria com o roteiro sempre nos deixando tenso e com os mínimos detalhes nos faz se apaixonar ainda mais pela personagem da mãe.Mas é claro impossível falar bem da direção de Joon-ho Bong e não falar do trabalho de fotografia de Kyung-pyo Hong belíssimo,que sempre nos momentos cruciais da odisséia da mãe,nos presenteia sempre com um belo quadro divino.

Por fim Mother é mais um trabalho excepcional de Joon-ho Bong e não deixa a desejar o extraordinário trabalho anterior de Joon-ho Bong,filme impecável.


Sinopse retirada do Natxy.com

Nota:10/10

Mother-A Busca pela Verdade (Madeo,2009)
Diretor:
Joon-ho Bong
Roteiro:Joon-ho Bong,Eun-kyo Park,Wun-kyo Park
Elenco:Hye-ja Kim,Bin Won,Ku Jin,Yoon-jae Moon,Mun-hee Na

12 comentários:

  1. O cinema sul-coreano é um dos meus preferidos. Ainda não assisti a Mother - afinal, filmes assim dificilmente entram em cartaz no brasil inteiro, e, quando entram, passam pouquíssimo tempo -, mas assim que chegar às locadoras - se é que ainda não chegou - assistirei.

  1. leo says:

    Também acho uma pena essa coisa de filmes estrear somente nas salas da região sudeste,sul e algumas do nordeste e meio que esquecer das outras.
    sobre o filme você TEM que ver esse filme,é incrível !
    abraços

  1. Esse filme é MUITO MUITO bom, uma pena ter sido esquecido no Oscar pois deveria ter uma vaga. Genial em todos os momentos

  1. leo says:

    uma vaga no Oscar é pouco,deveria ter várias,mas é o Oscar né.concordo com o genial em todos os sentidos !
    Abraços

  1. Wally says:

    Quero tanto ver esse filme! Fiquei puto quando estreou aqui e perdi.

  1. Não conheço o filme, nem o diretor. Fiquei curiosa. Bela pedida então.
    Abraços

  1. leo says:

    WALLY assista que vale muitíssimo a pena,MAS MUITO MESMO.

    DANIELA assista e como assim ainda não conhece Joon ho Bong,o cara é meio insano e isso é sua maior qualidade.

    Abraços ;D

  1. A premissa me atrai muito, parece ótimo, e perdi ele também quando estava por aqui... :(

  1. Sou fã de "O Hospedeiro" e quero muito ver esse novo trabalho do Bonh Joon-ho.

  1. Fiquei com muita vontade de conferir!
    Ótima crítica !
    cinemapublico.blogspot.com

  1. leo says:

    MAYARA a premissa é ótima e ainda é pouco pra grandiosidade desse filme.

    VINICIUS também gosto muitíssimo de O Hospedeiro só que pra mim Mother é ainda melhor.

    ALAN confira logo que é realmente um filme e tanto brigado pelo elogio e gostei bastante do seu blog.

    ABRAÇOS

  1. Hey Leo, valeu pela sua visita!
    gostei muito do seu blog.
    Add no meu blogroll ;)

    Quanto a "Mother", é um dos filmes que mais anseio em assistir. A começar pelo grande diretor coreano Joon-ho bong, cujos filmes anteriores são sensacionais. E ainda elogiaram muito a protagonista desse filme na época e seu texto só vem confirmar que os críticos estavam certos =)

    grande abraço!