O Segredo dos Seus Olhos

Posted: 23 de jun. de 2010 by leo in Marcadores:
9

É 1974 e Irene Menéndez,é a nova chefe do departamente policial onde trabalha Benjamín Espósito,um policial experiente,sempre sério e bastante íntegro e Pablo Sandoval,um ótimo policial mas um beberrão.Na noite de 21 de Junho,Liliana Colotto,uma belíssima jovem,casada com o bancário Ricardo Morales é brutalmente estuprada e assassinada em sua própria casa.Em Meio ao mistério de quem foi o assassino de Lilliana,nasce uma paixão entre Benjamin e Irene.

Como já disse por aqui em uma resenha anterior,a América do Sul é o continente do futebol,mas quando o assunto é cinema algumas vezes deixa a desejar.Mas quandoos países daqui resolvem fazer bonito no cinema,eles fazem coisas como esse O Segredo dos Seus Olhos.
Entre todas as coisas que me chama atenção no filme,a primeira impressão que tive é que acontece pouco,só os fatos essenciais ocorrem meio que preparando terreno para todo êxtase após os 50 minutos iniciais.
O filme é daqueles que não se dá a proeza de errar em momento nenhum.Roteiro irretocável que consegue de forma ímpar balancear mistério,tensão e romance em doses moderadas e precisas.Fotogradia e Trilha Sonora sempre se fazem presentes juntas,sútis e infalíveis nos momentos decisivos do filme.

A direção de Juan José Campanella é esperta,a lentidão inicial (já citada acima) não mostrava qualquer risco,qualquer ousadia da parte de Campanella,mas após os tais minutos iniciais vemos algumas cenas incrivelmente bem executadas,a cena do estádio e o interrogatório são cenas marcantes,tanto pela competência absurda da edição,quanto a Campanella.
O elenco do filme é nada menos,nada mais que ESPETACULAR,tanto os coadjuvantes Pablo Rago e Guillermo Francella que em cenas isoladas entregam performances divinas (a cena final de Rago com Darin é divinamente tensa),já Javier Godino nos impõe medo em somente uma cena em que o personagem permance calado.
Já o casal Ricardo Darín e Soledad Villamil está fora do normal de tanta maestria,tanta química.

Darín nos satisfaz em diversas cenas,sempre se destaca,Darín é um turbilhão de emoções.E Soledad Villamil ganha total credibilidade por algumas cenas.Somente oela cena do interrogatório,Soledad merece qualquer tipo de prêmio que lhe oferecesse,impondo respeito e porque não medo,já que sua intenção era incomodar e ofender.
Mas agora devo falar de uma cena que provavelmente não sairá da minha cabeça por um bom tempo,a sequência do elevador é de parar a respiração e é fácil nos colocar no lugar de Benjamín e Irene,ver algo inadmissível e simplesmente não poder fazer nada e é claro a cena não seria melhor se não fosse o trio excepcional de atores e a competência absurda de Campanella.

Por fim com um final incrível,O Segredo dos Seus Olhos mostra de forma impecável a influência que o passado tem na vida das pessoas.


Nota:10/10

O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos,2009)
Diretor:
Juan José Campanella
Roteiro:Juan José Campanella,Eduardo Sacheri
Elenco:Soledad Villamil,Ricardo Darín,Carla Quevedo,Pablo Rago,Javier Godino

9 comentários:

  1. Kamila says:

    Tô doida para conferir este filme! Só leio elogios sobre "O Segredo dos Seus Olhos".

  1. Wally says:

    Perdi este filme nos cinemas daqui - lamentável! - mas estou doido para assistir.

  1. O cinema sul-americano vem conquistando espaço; não se mostrando um bom cinema, o que já vem acontecendo a muito tempo. O cinema brasileiro, por exemplo, que me trouxe belas surpresas nos últimos anos.
    O Segredo do Seus Olhos é maravilhoso. Totalmente envolvente, com trama bem desenvolvida. Os efeitos do passado sempre tão discutidos e bem abodados, mas deliciosos neste filme. Com certeza.

    Leo, fico feliz que tenha voltado :)
    Abraços

  1. Uma "surpresa esperada" no Oscar - já que a categoria de Filme Estrangeiro sempre supreende.

    Não sei se é correto dizer que por essas bandas não se fazem filmes bons, ou melhor, que deixam a desejar. Acho que filmes bons são feitos, mas não chegam ao público.

    As distribuidoras preferem colocar filmes como Se Eu Fosse Você ou Divã, que dão lucro certeza. Quando um outro é colocado em cartaz, ocupa uma sala por uma semana apenas. Uma pena.

    O filme nacional mais recente que vi foi Apenas o Fim - muito bom.

    Abraço.

  1. leo says:

    KAMILA E WALLY é um filme realmente muitíssimo bom,recomendo muito.

    DANIELA Concordo com tudo que você disse e acho que no ano passado o cinema sul americano se saiu muito bem,entre todos os países e é sempre ótimo estar de volta.

    MATEUS já no Oscar eu ainda fico em dúvida se esse ou A Fita Branca é melhor e sobre o cinema sul americano também acho que deixa muito a desejar mas até que ultimamente vem aparecido boas surpresas.


    Obrigado pela visita !

  1. Dei 10 tb. Difícil eu dar 10 pra um filme, mas esse mereceu.

    Toda a sequência no estádio de futebol é realmente fantástica. Um dos grandes momentos do filme, que tem vários outros, é claro!

    Abs.

  1. leo says:

    A do futebol é realmente ótima,mas o interrogatório é fora do normal.
    Abraços

  1. A cena do interrogatório é genial mesmo. Eu gosto muito desse filme e fiquei feliz dele ter ganho o Oscar (mesmo meu preferido sendo O Profeta).

  1. leo says:

    É a minha preferida de todo o filme,mesmo a do elevador ter me impressionado mais.
    Abraços