A Última Estação

Posted: 29 de set. de 2010 by leo in Marcadores:
11


Após quase 50 anos de casamento,a Condessa Sofia,esposa,musa e colaboradora de Leo Tolstoi,vê seu mundo de cabeça pra baixo depois que descobre que seu marido resolve mudar drasticamente de comportamento por conta da religião que criou,abolindo o título de nobreza,as suas propriedades e de sua família,em favor da pobreza,do vegetarianismo e do celibato.
Sofia se sente ainda mais ofendida quando descobre que sua desavença e pupilo de Tolstoi,o influenciou pra mudança de testamento,segundo o documento,os direitos autorais de suas obras iriam passar para o povo russo.

Filmes britânicos sempre me animam pra os assistir e com esse realmente não foi diferente,ainda mais com um elenco tão bom,mas infelizmente nem todos executam bem o seu trabalho nesse filme.
A Última Estação tem uma ótima proposta que consegue nos fazer esquecer de que ali aconteceu uma história baseada em fatos reais,as complicações amorosas,de como é bom conviver com a pessoa que ama mas ao mesmo tempo é extremamente complicado,seria ótimo se o filme se manteve exclusivamente nessa linha,mas pena que descamba muito rapidamente para o lado dos direitos autorais que acaba nos confundindo sobre qual é o principal foco do filme.

A direção de Michael Hoffman tenta se sobressair e até acho que fez mais do que podia com o fraco roteiro,as cenas mais longas do filme eram filmada com firmeza e simplicidade e ainda ajudado com o simples,mas notório trabalho de fotografia de Sebastian Edschmid reforçava ainda mais que a direção não era algo a se desprezar.
As atuações são facilmente a maior qualidade que o filme tem a oferecer,Christopher Plummer atua com a simpatia habitual que mereceu a indicação ao Oscar (se bem que a categoria nesse ano tava tão crítica que acredito que até poderia ser indicado),James McAvoy é obviamente ofuscado e porque não sabotado pelo roteiro,primeiramente ofuscado pelos ótimos nomes no elenco e sabotado pelo fato que no fim do filme,o importante personagem que tem parece não ter tido a mínima importância no filme,infelizmente.Já Helen Mirren faz totalmente jus a indicação ao Oscar,forte e exagerada na medida certa,sem cair em exageros (no sentido ruim da palavra) que certos atores caem quando atuam pessoas desequilibradas.

Por fim A Última Estação é um filme que vale somente pelas ótimas atuações do elenco e principalmente a novamente impecável em cena Helen Mirren,porque fora isso não tem nada demais a oferecer.


Nota:6/10

Sinopse Retirada do site CinePop

A Última Estação (The Last Station,2009)
Diretor:Michael Hoffman
Roteiro:Michael Hoffman
Elenco:Helen Mirren,Christopher Plummer,Paul Giamatti,James McAvoy,John Sessions,Patrick Kennedy,Kerry Condon,Anne Marie Duff

11 comentários:

  1. Ah, cara, também adoro filmes britânicos. Ainda não tive a chance de locar este, porém, nem sei se vou, muitas pessoas se decepcionaram com ele. É de se pensar...

    Abs.

  1. Hugo says:

    Não conhecia este filme, valeu pela dica.

    Estou linkando seu endereço no meu blog.

    Abraço.

  1. Achei esse filme delicioso, encantador, charmoso. Um dos melhores filmes do ano passado, com um elenco expecional, Helen Mirren a cada ano mehorando, e o Plummer FINALMENTE conseguiu sua indicação! Nota 8.0

  1. Uma dupla incrível de protagonitas. O que não entendo é como só ano passado Christopher Plummer foi lembrado pelo Oscar?

    Abraço!

  1. Kamila says:

    Tô doida para conferir este filme! Tem os elementos que eu mais gosto numa obra cinematográfica!

  1. Unknown says:

    Ainda não vi o filme, mas certamente irei procurar por ele - ora, como você bem disse, filmes ingleses sempre chamam atenção: se não pelo roteiro, pelo elenco, que raramente peca. E o Plummer tá merecendo um Oscar pela carreira brilhante que tem, afinal um cara que me deixa em estado de graça desde "Sound of Music" precisa de mais reconhecimento.

  1. Curiosa para conferir este filme, principalmente por Helen, James e Plummer. ;)

  1. Meu livro favorito de todos os tempos é Ana Karerina (de Tolstoi) e por isso que MUITO vê esse filme, uma vez que a vida dos escritores russos dificilmente são retratadas no cinema

  1. Meu livro favorito de todos os tempos é Ana Karerina (de Tolstoi) e por isso que MUITO vê esse filme, uma vez que a vida dos escritores russos dificilmente são retratadas no cinema

  1. leo says:

    ALAN É realmente decepcionante,mas pra mim foi até recompensador por conta das atuações que são muito boas.

    HUGO Mas não faça igual eu que criei uma alta expectativa em cima do filme e quebrei a cara,brigado por linkar ;D

    CLEBER Não curti tanto assim,e tava na hora de sair essa indicação,pena que tenha sido tãão tarde.

    MATEUS vai saber,indicação que devia ter saído a uns 40 e poucos anos atrás só isso né.

    KAMILA Acredito que você irá gostar bastante.

    WEINER Definitivamente precisa e ele está ótimo em cena,mas como todos os outros,tem o grande azar de ter uma Helen Mirren inspiradíssima como companheira de elenco.

    MAYARA O filme vale mais exatamente pelo trio.

    LUIS Também acredito que você irá gostar bastante.

    Abraços a Todos

  1. "The Last Station", na minha opinião, começa de forma muito monótona, mas, aos poucos, vai conquistando, principalmente em função das interpretações. Adorei a Helen Mirren!