Um Olhar do Paraíso

Posted: 6 de set. de 2010 by leo in Marcadores:
11


6 de dezembro.Norristown,Pensilvânia.Subúrbio da Filadélfia.Susie Salmon está voltando para casa quando é abordada por George Harvey,um vizinho que mora sozinho.George a convence a entrar em um retiro por ele construído.Lá dentro,Susie é assassinada.Os pais de Susie,Jack e Abigail,inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha,mas precisam aceitar a situação quando seu gorro é encontrado em meio a um milharal,junto a destroços do retiro que está repleto de sangue.Com o tempo Jack e Lindsey,irmã de Susie,passam a desconfiar de George.Toda esta situação é observada por Susie,que agora está em um local entre o paraíso e o inferno.Lá ela precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George e a vontade de ajudar sua família a superar a trauma de sua morte.


Que eu nunca fui fã de Peter Jackson não é surpresa pra ninguém,e com esse filme,minha indiferença com as obras de Jackson continuam sem a mínima empolgação.
Um Olhar do Paraíso é adaptação da obra de Alice Sebold "The Lovely Bones",que alguns dizem ser ótimos e outros dizem ser exatamente igual ao filme,ou seja,bem ruim.
O roteiro é desinteressante,inconsistente e defende uma das esquisitíssima teoria sobre a morte de Susie,ela foi estuprada e assassina e agora sim eu começo a me divertir (sim,eu sei que não fui original),sem contar a quantidade de clichês que o roteiro possui.
Mas claro é impossível ignorar as qualidades técnicas do filme,como a lindíssima fotografia de Andrew Lesnie e o ótimo uso de cores pra compor o clima fantasioso que o filme tem,sem contar com a eficiente edição de Jabez Olssen.E ainda criticando que trilha sonora dolorosa é aquela,não costumo criticar quanto uma trilha sonora não me interessa,mas é simplesmente impossível ignorar aquela musica dos créditos finais,puro terror.

O elenco é todo movido ao desperdício,começando claro pela Susan Sarandon que está ali pra ser o alívio cômico (aliás pra que alívio cômico se o filme é uma piada por si só),o talento de Mark Whalberg e Rachel Weisz são desperdiçados,mas devo ressaltar que bem usados quando necessário.
Stanley Tucci justo quando não merece é indicado ao Oscar e isso não quer dizer que a atuação foi ruim (se fosse por Julie & Julia seria muito mais compreensível) e Saoirse Ronan me irrita boa parte do tempo,mas em seus momentos finais,a menina usa todo o seu talento que conhecemos.

Por fim o filme tinha todas as chances de ser um interessantíssimo retrato sobre a recuperação após a morte de um ente querido,mas não desperdiça todo um plot interessante pra mergulhar num monte de clichês horrendos,e nunca vi um desfecho pra assassino mais horror que aquilo.


Sinopse retirada do Adoro Cinema

Nota:3.5/10

Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones,2009)
Diretor:Peter Jackson
Roteiro:Fran Walsh,Phillipa Boyens & Peter Jackson
Elenco:Saoirse Ronan,Stanley Tucci,Mark Whalberg,Rachel Weisz,Susan Sarandon,Michael Imperioli,Rose McIver

11 comentários:

  1. Cara, não sei se cheguei a ver uma crítica positiva com este filme. É, impressionante como ele conseguiu ser "ruim", pelo visto manchou a carreira de Peter Jackson (apenas vi "King Kong" da filmografia do diretor).
    Qualquer hora eu alugo este filme, é bom falar mal de algo de vez em quando, hehehehe

    Abs.

  1. Definitivamente gostei mais que você!

  1. Também gostei (e muito) do filme, Peter Jackson usou toda sua técnica no filme, com um elenco muito bom, adorei.

  1. Kamila says:

    Eu amo o livro da Alice Sebold, mas este filme aqui foi totalmente frustrante de se ver. Acho que Jackson descaracterizou a história por completo, fazendo com que ela perdesse todo o impacto que ela tinha. Fora os erros cometidos na escolha do elenco.... Uma pena! Este era um filme que tinha TUDO para dar certo!!!!

  1. Eu devo ter sido um dos poucos que gostou desse filme, mas entendo que não tenha feito sucesso nos EUA. Espiritismo num país puritano e hipócrita como a terra do Tio Sam. Não vai dar certo nunca! Eles não gostaram de Nine, musical do Rob Marshall, só porque não tinha aquelas coreografias babacas do High School Musical... Fazer o quê. Minha opinião sobre o Peter Jackson continua a mesma: é um grande realizador, só não gosta do popularesco em demasia.

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

  1. É, não vi muita gente que gostasse desse filme. Eu mesmo não tenho vontade alguma de vê-lo. Mas, em relação a Peter Jackson, gosto de alguns de seus trabalhos - A Trilogia do Anel e King Kong são ótimos filmes.

  1. leo says:

    ALAN Acredito que mancha não manchou,até mesmo porque ele tem bastante credibilidade pela bem sucedida trilogia do anel,mas não se anime com o filme não.

    ROBSON Tanta gente gostou mais desse filme que eu,achei bem ruim mesmo.

    CLEBER Também queria ter gostado pela extensivo e interessante elenco,mas mesmo assim não aconteceu.

    KAMILA Exato,mesmo não tendo a oportunidade de ler o livro,achava que o filme iria dar super certo e deu no que deu.

    PSEUDO-AUTOR Mesmo eu não que eu não tenha gostado do filme por motivos diferentes,concordo plenamente com o seu ponto de vista,o público americano ainda é absurdamente limitados diante a temas mais desafiadores.

    MATEUS Não gostei do filme e como disse não me empolgo com Peter Jackson,então.

    Abraço a Todos

  1. Wally says:

    Como já tínhamos debatido, não achei tão ruim assim. É muito problemático e acho o roteiro bem fraquinho. Porém, adorei a dedicação do elenco e a direção sempre imaginativa de Jackson. Dou 7.

  1. leo says:

    WALLY O roteiro é realmente péssimo e é exatamente a direção de Jackson que é uma das coisas que mais me incomoda no filme.

    Abraço

  1. Esperava mais desse filme, tive uns probleminhas com o roteiro. Mas valeu pela fotografia e pelas atuações de Saoirse e Tucci. Dou 6,5! ;)

  1. leo says:

    também acho a fotografia,Saoirse e Tucci são as melhores coisas do filme,mas infelizmente não é o suficiente.
    Abraços