Ilha do Medo

Posted: 10 de out. de 2010 by leo in Marcadores:
11


1954.Teddy Daniels investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashcliff Hospital,em Boston.No local,ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes,envolvendo métodos ilegais e anti-éticos.Teddy tenta buscar informações mais enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja reaberto.Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação,diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

Só o trio Martin Scorcese,Leonardo DiCaprio e Thelma Schoonmaker tem lá o seu poder de influência,mas quando esses ditos poderes de influência unem-se com outros como o de Patricia Clarkson,Emily Mortimer,Ben Kingsley,Dennis Lehane,Jackie Earle Haley,Mark Ruffalo e por aí vai,Ilha do Medo automaticamente vira um filme obrigatório,no meu caso foi,e criei expectativa altíssima e essas expectativas foram devidamente atendidas.
O roteiro de Laeta Kalogridis mantém de forma perfeita a tensão que o filme necessita,nenhuma cena em que vemos no filme é desperdiçada,tudo que está sendo transmitido irá encaixar em algum momento do filme,sem contar que o roteiro não se dá o luxo de se limitar somente ao que o filme propõe.O filme levanta de forma simples e rápida mas extremamente eficiente a questão da violência,aliás a violência é resultado de algo que nos traumatiza ou a violência é coisa natural do ser humano,é só despertar o pior que nós temos para a tal da violência aparecer de forma devastadora.
A direção de Martin Scorcese é nada mais,nada menos do que eu esperava mesmo ou seja espetacular,não melhor que em Os Infiltrados,mas ainda assim incrível.E a edição de Thelma Schoonmaker acelerada e incansável também se faz presente nesse,mas também não de forma desenfreada como no anterior (até mesmo porque Os Infiltrados necessitava dos atributos),fora isso a trilha sonora é impecável e como tem de ser acompanha e deixa o clima do filme ainda mais tenso,a fotografia decisiva e belíssima de Robert Richardson nos faz ficar ainda mais fascinado com todo o universo criado por Martin Scorcese.E o que dizer da direção de arte e dos Figurinos feitos por Sandy Powell que compõe de forma incrível todo o filme,novamente um filme de Scorcese acerta em cheio em todos os aspectos técnicos.

Em filmes de Martin Scorcese sempre tem "a atuação" e interessantemente Leonardo DiCaprio sempre vem atuando em seus últimos filmes e nem por isso a atuação dele tem sido a melhor (como exemplo em Guangues de Nova York que é incrivelmente ofuscado por um poderoso Daniel Day Lewis e em Os Infiltrados que mesmo que esteja ótimo em cena,peca ao atuar com Jack Nicholson e sua insanidade em alta) mas em Ilha do Medo assistimos Leonardo DiCaprio e Martin Scorcese no estilo de O Aviador,quem reina totalmente é DiCaprio.
DiCaprio usa a insanidade que o personagem precisa,na dosagem certa,de forma alguma parece exagerado e faz melhor,nos faz ter uma proximidade interessante de um personagem que as vezes soa tão arrogante,Leonardo DiCaprio nesse filme novamente se mostra o melhor ator da atualidade (coisas que não daria pra se imaginar assistindo ele em Romeu e Julieta e Titanic,podem tacar as pedras).Mas num filme repleto de coadjuvantes a pergunta mais pertinente é qual daqueles se sobressairia e a melhor resposta é que todos se sobressaem em ótima forma.

Ben Kingsley é excessivamente contido e minimalista em sua performance irretocável,Emily Mortimer espetacular e totalmente insana e assustadora como Rachel,mas também como Rachel temos Patricia Clarkson dá uma aula de atuação naquilo que melhor sabe fazer (aparecer em somente uma cena),Clarkson impressiona e sem contar que sua personagem só aparece em cena para nos confundir ainda mais,Jackie Earle Haley e Elias Koteas igualmente assustadores e decisivos,Mark Ruffalo e Michelle Williams fazem muitíssimo bem feito como habitual.

Por fim Ilha do Medo entra fortemente pra briga entre os melhores filmes do ano.


Nota:10/10

Sinopse retirada do site Adoro Cinema

Ilha do Medo (Shutter Island,2010)
Diretor:Martin Scorcese
Roteiro:Laeta Kalogridis
Elenco:Leonardo DiCaprio,Mark Ruffalo,Ben Kingsley,Max Von Sydow,Michelle Williams,Emily Mortimer,Patricia Clarkson,Jackie Earle Haley,Ted Levine,John Caroll Lynch,Elias Koteas

11 comentários:

  1. Não sei o que viram nesse filme... Eu achei bem previsível. Mas destaco a atuação do Leonardo DiCaprio, uma das melhores do ano!

  1. Eu, ainda não vi. Precivo vê-lo urgente =)

  1. Eu li espectacular livro do Lehane antes de ver o filme, então, já sabia exatamente tudo o que ia acontecer, digo, que isso tirou um pouco do filme, mas, aindaa assim é um grande filme, DiCaprio em um ótimo momento!

  1. Anônimo says:

    Eu, ainda não vi. Precivo vê-lo urgente =) [2]

  1. Hugo says:

    O filme é muito bom tecnicamente e a história interessante, mesmo não sendo muito difícil sacar o mistério da trama.

    Gostei, apesar de considerar que Scorsese fez vários outros filmes melhores.

    Abraço

  1. Eu também adoro esse filme (não sei se prefiro o Scorserse aqui ou em Infiltrados). Di Caprio muito bom, trilha perfeita, atuações ótimas. Bom filme!

  1. Filmaço e teu ótimo texto destaca isso! DiCaprio aqui merecia uma indicaçao ao Oscar - assim pelo seu ótimo desempenho no Foi Apenas um sonho.

    abs

  1. Eu assino embaixo o que você disse. Da parceria Scorsese/Dicaprio é o melhor disparado!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

  1. leo says:

    MATHEUS Como deu pra ver no texto eu gostei bastante sabe e até que fui bem bobão pra descobrir um final que estava realmente fácil (acredito que seja pelo fato de me deixar se encantar por qualquer coisa do Scorcese),e sobre DiCaprio também achei uma atuação muito boa.

    ALAN e ALICE vocês precisam mesmo viu.

    CLEBER Entendi,eu também gostaria muito de ler antes de assistí-lo,mas já que não deu.

    HUGO Eu gostei também,e como disse toda a tensão que é cercada pela trama,sempre me encanta.

    LUIS Gosto muitíssimo de ambos,mas devo dizer que prefiro Os Infiltrados a esse.

    CRISTIANO ele ainda pode concorrer o filme foi exibido após a temporada de premiação do ano passado,ou seja,tenho esperança e brigado pelo elogio.

    PSEUDO AUTOR mas da parceria DiCaprio/Scorcese é o meu preferido em termos de atuação do DiCaprio,não sei se deu bem pra entender.

    Abraço a Todos

  1. Amei o filme. Estou entre ele e A Origem como a melhor produção que vi no ano. Abs

  1. leo says:

    RENATO é realmente muito bom,e o filme está no top 10 do ano,obrigado pela visita.
    Abraços