Millenium Mambo

Posted: 3 de out. de 2010 by leo in Marcadores:
6


Aviso de Spoiler

A vida de Vicky é conturbada,seu namorado é viciado em drogas e um ciumento em potencial.Cada vez que ela tenta se separar e sair de casa,Hao Hao entra em crise e a persegue de todas as formas possíveis fazendo com que Vicky volte.Nessas idas e vindas ela conhece Jack,um homem que a cuida como nenhum outro.

Antes de semana passada nunca tinha ouço falar no filme e nem em seu diretor,foi então que no twitter o sempre chatíssima (mas gente boa) @helioflores divulgou sua lista de melhores interpretações da década pra lista da Sociedade de Blogueiros Cinéfilos e a partir daí que minha curiosidade por Millenium Mambo surgiu de imediato.
Vicky é uma personagem onde todos os adolescentes que estão perto de chegar a idade adulta pode se identificar,Vicky é o tipo de personagem que nos faz questionar qual é o futuro que a juventude atual (ou não) deseja.Uma outra pergunta que ficou sempre em minha cabeça foi a qual de fato era a melhor época apropriada pra assistir ao filme,em seu ano de lançamento (2001) que poderia facilmente assustar qualquer adolescente daquela época no pensamento de aquele não está muito longe dele,ou no ano em que narram a história de Vicky (2011) que seria pertinente para os adolescentes daquela época fizessem uma retrospectiva de suas vidas e os adolescentes de hoje em dia,pensar da mesma forma em que os de 10 anos atrás se sentiam,ou seja igualmente assustados com aquele futuro um tanto incerto.

O roteiro também mescla perfeitamente a questão da juventude com a solidão,será que aquilo que a voz cita inicialmente que sempre vai,mas sempre volta é a solidão que a personagem sente,por sempre permanecer sozinha?E a maior prova disso que até quando Vicky encontra um homem que a trate com respeito,ele simplesmente vai embora.
A direção de Hao Hasiao-hsien é única e inteligentíssima de sempre se manter imparcial na relação de Vicky tanto com Hao Hao quanto com Jack,câmera sempre na mesma posição quando se tratava na rotina de Vicky e seus companheiros,outro ponto positivo de Hasiao é quando ele simplesmente não se mete na vida de nenhum dos outros personagens pra não confundir,tanto na narrativa,quanto na vida pessoal de Vicky,aliás o centro é ela e o ponto de vista sempre será dela.
A performance de Shu Qi pra personagem de Vicky é impressionante,a performance de Qi é simples e belíssimas,Shu Qi impressiona somente em expressões, Qi não precisa falar pra demonstrar a tristeza e a solidão que a Vicky sente,Shu Qi é singular e em cena passa uma segurança incrível.

Por fim Millenium Mambo é um filme obrigatório em qualquer época que seja exibido,irá se manter atual,e Hao mostra de forma perfeita como a juventude e a solidão andam sempre juntas,sempre,um filme dificílimo de não se identificar.


Sinopse Retirada do site Cine PlayersLink

Nota:10/10

Millenium Mambo (Millenium Mambo,2001)
Diretor:Hao Hsiao-hsien
Roteiro:T´ien-wen Chu
Elenco:Shu Qi,Jack Kao,Chun-hao Tuan

6 comentários:

  1. Não li tudo, por conta do spoiler, mas lendo uns trechinhos e vendo sua nota, já dá para se ter uma ideia de que o filme realmente valha a pena. anotada a dica!

  1. Kamila says:

    Olha, ainda não tinha ouvido falar sobre este filme, mas teu texto me deixou bem curiosa.

  1. Este filme passou no FIC Brasília de uns 3 anos atrás, mas não consegui assistir. Boa lembrança...

  1. Unknown says:

    Infelizmente a maioria dos adolescentes JAMAIS conseguiria captar a essência de algo assim em suas puberdades, restando aos adultos enumerar a interminável sequência de enganos que compuseram sua fase ultrajovem. Não vi o filme, mas certamente irei procurar.

  1. leo says:

    ALAN assista realmente vale a pena.

    ROBSON até semana retrasada nem eu mesmo conhecia o filme

    KAMILA assista,acho que irá gostar

    FRED é o tipo de filme que passaria mais mesmo em mostras e festivais por ser um filme de difícil acesso.Obrigado pela visita.

    WEINER concordo totalmente,tudo que seja minimamente complexo a nossa juventude descarta,assista,acredito que você irá gostar.


    Abraço a Todos