Como Treinar o Seu Dragão

Posted: 26 de dez. de 2010 by leo in Marcadores:
8


Soluço é um jovem bastante sarcástico,que volta e meia bate de frente com seu pai,Stoico,o chefe da tribo local.Quando entra para o treino com dragões,juntamente com outros jovens vikings,Soluço acredita ser esta sua grande chance de provar que pode ser um grande guerreiro.Só que seu mundo vira do avesso ao se tornar amigo de um dragão ferido.

Quando fui assistir a Como Treinar Seu Dragão,fui sem expectativa alguma e tinha até me privado de ler críticas,mas alguns comentários no twitter me aguçaram bastante a curiosidade pra assistí-lo e simplesmente assisti sem alguma expectativa maior.E se todo filme que assisto fosse uma surpresa boa como essa,seria uma pessoa mais feliz.
Como Treinar seu Dragão é o filme da Dreamworks que possui o melhor roteiro da produtora,a delicadeza e a simplicidade que o roteiro trata a relação de Soluço com o dragão é belíssima e interessantemente a grande força do roteiro do filme está na beleza e no simbolismo de suas cenas,como a incrível cena em que Soluço encosta no rosto do dragão (uma das grandes cenas do ano) é de uma beleza única.Pra muitos o momento em que o roteiro se torna esquemático pode incomodar,mas pra mim funcionou ainda mais pra um melhor entendimento do filme.

Tecnicamente Como Treinar seu Dragão também é um diferencial,quando numa animação uma fotografia se sobressai é porque ela é ótima e a trilha sonora poderosa e certeira de John Powell.
Mas o filme não é de todo perfeito,mesmo que o incrível roteiro se esforce,o grande pecado do filme é justo onde nenhuma animação deve errar,no carisma de seus personagens.
A Dreamworks costuma fazer o contrário roteiros desinteressantes e personagens divertidíssimos,mas aqui isso falha,nenhum dos personagens lhe atrai atenção suficiente pra torcer por eles (nem mesmo o dragão) e Kung Fu Panda é um exemplo concreto de como a Dreamworks é capaz de fazer filmes de ótimos roteiros e personagens inesquecíveis.

Por fim Como Treinar seu Dragão é ótimo,mas onde simplesmente devia acertar,erra feio,mas como disse,felizmente o roteiro está aí pra preencher qualquer falha grande,recomendo muitíssimo.


Nota:8.5/10

Sinopse Retirada do Site Adoro Cinema

Como Treinar o Seu Dragão (How to Train your Dragon,2010)
Diretor:Dean DeBlois,Chris Sanders
Roteiro:William Davies,Dean DeBlois,Chris Sanders
Elenco:Jay Baruchel,Gerard Butler,Craig David,America Ferrera,Jonah Hill,Christopher Mintz Plasse,T.J Miller,Kristen Wiig,Ashley Jensen

8 comentários:

  1. Anônimo says:

    Ahh eu adorei o Soluço. Acho que ele e o Dragão conseguem cativar pelo menos.

    Não é aquela animação que a gente chora de rir, mas eu acho que ele tem uma sensibilidade peculiar...

    Abs!

  1. Eu preciso discordar de o que você apontou como falha: os personagens são apaixonantes! Soluço é, para mim, a melhor criação de 2010. Mas tudo o que você destacou eu assino embaixo (Roger Deakins foi consultor visual da produção; a trilha de Powell é inesquecível; o momento que você menciona É O MELHOR DO ANO; a técnica do filme é invejável). Eu devo ser um dos maiores fãs desse filme (você deve ver pelo Twitter), o qual considero o melhor do ano, junto com A ORIGEM. 10/10, claro.

  1. Preciso conferir! sempre ouço elogios para com a produção que é este filme. Espero não me decepcionar, rs

    abs,
    sebosaukerl.blogspot.com

  1. Gostei de Como treinar o seu dragão, mas nada supera Toy Story 3.
    Leo, aproveito o "ensejo" pra te desejar um x-cellent 2011. Estarei por aqui te acompanhando, tá bom? Um grande beijo!

  1. Todos estavam falando muito bem do filme, fui conferir e me decepcionei bastante, achei um tanto clichê, repetido demais.

  1. Unknown says:

    Está aí uma curiosidade: não me senti tentado a conferir "Como Treinar seu Dragão", talvez por um leve preconceito, me parece, ainda, mesmo após algumas críticas positivas, um filme repetitivo e ligeiramente infantil.

  1. Cara eu me envolvi com os personagens... principalmente com Soluço!

    Eu tb não esperava muita coisa do filme e confesso que pra mim ele se transformou na melhor animação do ano.

    Abraços!!

  1. Adorei esse filme, principalmente por causa dos personagens carismáticos, mas não achei tudo isso que dizem por aí...