Longe do Paraíso

Posted: 12 de dez. de 2009 by leo in Marcadores:
0

Cathy Whitaker é uma dona de casa e socialite que leva uma vida aparentemente perfeita,tem filhos,um marido dedicado e é respeitada pela vizinhança de Hartford,Connecticut.
Mas em um determinado dia Cathy resolve levar o jantar de seu marido em seu escritório e vê Frank beijando a um outro homem,arrasada com o fato Cathy busca conforto com Raymond Deagan,o jardineiro negro de sua casa.A aproximação de Cathy e Raymond causa estranheza na vizinhança pelo fato da relação entre um homem negro e uma mulher branca,para não sofrer pressão da comunidade Cathy e Frank mantem o casamento e procuram o Dr.Bowman para curar a "doença" de Frank,enquanto isso entre Cathy e Frank surgem com uma forte paixão platônica.


Pra começo de conversa preciso ressaltar que achei inteligentíssimo da parte de Todd Haynes de retratar todo o filme como se fosse um filme dos anos 50 e com isso temos um filme visualmente arrasante.
Direção de Arte e figurinos incríveis mas nada supera a fotografia espetáculo de Edward Lachman e a trilha sonora só ajuda com o clima do filme que parece ter sido filmado nos anos 50 mesmo,espetáculo.
Já em termos de roteiro e direção, a coisa não trabalha em sintonia perfeita e o roteiro acaba funcionando melhor que a direção mas não é nada de cortar os pulsos,é que as vezes Todd Haynes não conseguia passar a emoção que o roteiro pretendia,me pareceu.
E em termos de atuações temos Patricia Clarkson fazendo do jeito que sempre faz,ou seja muito bem,Dennis Haybert competente e um Dennis Quaid que chegou a me assustar de tão bem que foi em tela e sim mereceu a indicação ao Oscar e falando em Oscar novamente a premiação prova que quando quer fazer besteira,faz a besteira muito bem feita,explico porque.Julianne Moore está espetacular (como é o normal) e impressiona muito com simples gestos,sorrisos e trajeitos Julianne interpreta perfeitamente bem e claro merecia o prêmio de 2003 (mas ainda acho que ela devia ser indicada por As Horas , não por Longe do Paraíso).
E tenho de dizer também do final belíssimo que não fica devendo nada ao fim de Casablanca (provavelmente só eu achei os fins parecidos).


Por fim mais um ótimo retratação do auge da American Way of Life e uma bela homenagem ao cinema dos anos 50,belíssimo filme.



ps:sinopse via adoro cinema.


Nota:9,5/10

Longe do Paraíso (Far From Heaven,2002)
Diretor:
Todd Haynes
Roteiro:Todd Haynes
Elenco:Julianne Moore,Dennis Quaid,Dennis Haysbert,Patricia Clarkson,Viola Davis,James Reborn

0 comentários: