Ligações Perigosas

Posted: 7 de ago. de 2010 by leo in Marcadores:
9


(SPOILER - não leia caso não viu)

A Marquesa de Marteuil precisa de um favor de seu ex-amante,o Visconde de Valmont,pois seu ex-marido está planejando se casar com uma jovem virgem e ela deseja que o Marquês,que é conhecido por sua vida devassa e suas conquistas amorosas,a seduza antes do dia do casamento.No entanto,ele tem outros planos,pois planeja conquistar uma bela mulher casada,que sempre se mostrou fiel ao marido e é religiosa.A Marquesa exige então uma prova escrita dos seus encontros amorosos e,se ele conseguir tal façanha,ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos.Mas os jogos de sedução fogem do controle.

Num sebo daqui de perto de onde eu moro uma certa vez comprei um livro que se entitula "As Ligações Perigosas" achei um livro meio difícil pra minha idade e até mesmo chato,mas quando soube que existia um filme baseado nesse filme,não fiquei curioso pra assisti,mas como sábado a noite em locadora é sempre horário de vacas magras,Ligações Perigosas estava lá me olhando,resolvi assistí-lo e eis que veio a surpresa.E após aquela primeira assistida,revi ele novamente,6 vezes.
Não sou fã de filmes de época,mas Ligações Perigosas é altamente tenso em sua narrativa,a todo momento a impressão que tenho que algo de muito podre tá acontecendo atrás daquela cena (mesmo que o que há de podre seja somente sexo mesmo).Falando em sexo,o filme grita sexo em todas,digo todas as cenas mesmo.
O roteiro é altamente inteligente e trata de forma impecável a ambição e o prazer de ver vidas arruinadas,sem contar nos diálogos sempre muito afiados entre Marteuil e Valmont.

O filme tem diversos atributos impecáveis,figurinos de cair o queixo e cenários perfeitos (o que se espera de um filme de época),a trilha sonora de George Fenton é tão tensa quanto o clima do filme e a fotografia caprichada de Phillippe Rousselot anda em total sincronia com a direção perfeita de Stephen Frears.
Falando em Stephen Frears sempre achei ele incrível,mas aqui ele leva sua genialidade a um nível superior,combinando perfeitamente a tensão sexual que rola entre todos os personagens do filme e as longas tomadas que sempre vinham acompanhadas de diálogos que nos deixam igualmente tensos.

Quando se pensa que o maior trunfo dos filme está na direção ótima de Frears ou no roteiro inteligentíssimo de Christopher Hampton,nos enganamos belamente.
Os atores desse filme estão incrivelmente espetaculares,Uma Thurman começa com o pé direito e com ótima companhia,Michelle Pfeifer tem uma merecidíssima indicação ao Oscar,Swoosie Kurtz é competente,mas infelizmente é ofuscada pela sua companhia em cena.
John Malcovich está quase sobrenatural como Sebastien de Valmont,estranhamente belo,John nos intimida sempre com seu olhar sempre maldoso.
Glenn Close tem a melhor atuação de sua carreira e uma das melhores de todos os tempos,Glenn impressiona com tanta técnica,onde somente com um olhar e com uma palavra (especificamente War) nos amedronta e nos deixa de queixo caído.

E o que dizer da cena final,que é uma das melhores cenas finais que já vi.Que se inicia na luta incessante de Valmont e Danceny,chega até o momento da morte de Tourvel,a chegada de Marteuil no teatro,as vaias desconcertantes,o tombo proposital (porque é difícil manter-se de pé após uma humilhação,ainda mais pra uma pessoa com "reputação") e o fim no rosto emocionalmente desfigurado de Marteuil e é aí que vem o grande triunfo de Glenn Close,espetacular.

Por fim Ligações Perigosas é totalmente perfeito,em todos os seus sentidos,um grande retrato sobre a vingança,o amor mal resolvido e a rejeição,recomendo.


Sinopse retirada do Adoro Cinema

Nota:10/10

Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons,1988)
Diretor:Stephen Frears
Roteiro:Christopher Hampton
Elenco:Glenn Close,John Malcovich,Michelle Pfeifer,Swoosie Kurtz,Keanu Reeves,Mildred Natwick,Uma Thurman,Peter Capaldi

9 comentários:

  1. Filme realmente maravilhoso. Direção inspirada,roteiro primoroso e atuações fantásticas. Infelizmente, temos que aguentar Keanu reeves e sua inexpressividade, mas é uma gota no oceano.

  1. Que bom que você gostou tanto assim do filme. Para dizer a verdade, "Ligações Perigosas" é, na minha opinião, um dos melhores filmes de todos os tempos. Esse elenco está entre os melhores que já vi!

  1. "Ligações Perigosas" é maravilhoso! Foi com esse filme que me apaixonei pelo Stephen Frears, que é um grande diretor!

  1. Frears dirigi perfeitamente o drama de época, e é talvez a melhor interpretação feminina que já em vida. Close está em sua melhor atuação, chegou a me arrepiar. Todo o elenco está demais, o roteiro é bem amarrado e funciona durante todo o tempo, além dos figurinos deslumbrantes, um ótimo filme.

  1. Wally says:

    Maravilha de filme que vi há pouco tempo só. Atuação fenomenal de Close.

  1. Acho esse filme super bem feito. O elenco está ótimo, especialmente Glenn Close, subestimadíssima. ;)

  1. leo says:

    ANNASTESIA Concordo plenamente em tudo,Keanu nesse filme parece totalmente desconexo e fora de tudo nesse filme.

    VINÍCIUS É possível não gostar de um filme daqueles,e em perfeição de elenco só acho que esse perde somente pra Closer.

    MATHEUS Também acho Stephen Frears incrível e essa sua obra prima absoluta.

    CLEBER como você deixou a entender também acho o filme perfeito em todos os aspectos.

    WALLY Glenn Close prova que juntamente a Meryl Streep é uma das melhores de todos os tempos (opinião minha tá).

    MAYARA Concordo totalmente,povo tem mania de tratar essa atuação como uma qualquer,Isabela Marteuil tá acima de tudo.

    Abraços a todos

  1. Luis Galvão says:

    É, sem dúvidas, um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Já perdi a quantidade de vezes que já assistir. Para mim, é genial em todos os aspectos;

  1. leo says:

    LUIZ Concordo totalmente !

    Abraço