O Escritor Fantasma

Posted: 16 de set. de 2010 by leo in Marcadores:
8


Quando um escritor fantasma britânico de sucesso concorda em completar as memórias do ex-primeiro ministro britânico Adam Lang,seu agente lhe assegura que é a oportunidade de uma vida.Mas o projeto parece condenado desde o início,até porque seu antecessor no trabalho morreu em um infeliz acidente.Em um mundo em que nada e ninguém é o que parece ser,o escritor fantasma logo descobre que o passado pode ser fatal e que a história é decidida por quem permanece vivo para escrevê-la.


Eu sou o tipo de pessoa que me encho de orgulho ao dizer que acompanho de perto carreiras brilhantes de certos diretores (tipo Paul Thomas Anderson,Stephen Daldry,Sam Mendes que desde o início de suas carreiras nunca erraram em seus filmes),mas entre diretores que na minha opinião se mantêm intactos,sem nenhum filme abaixo da média Roman Polanski é um dos recordistas.
O roteiro de O Escritor Fantasma transborda brilhantismo tanto nos diálogos,como em todo o clímax sempre tenso que o filme tem,mas se certas cenas do filme são tão tensas toda a culpa é da direção irretocável de Roman Polanski,que parece não cansar de ser genial,os longos planos são impecáveis (a cena em que o bilhete passa de mão em mão é fora do normal) e novamente Polanski entrega uma direção espetacular.

O filme mesmo sendo num ambiente totalmente atual é notável perceber os belíssimos atributos técnicos que o filme possui,a direção de arte que usa de forma perfeita a questão de Polanski adorar usar lugares fechados em seus filmes pra transparecer a típica sensação claustrofóbica,o cenário do escritório do escritor fantasma além de ser belo é inteligente,porque mesmo num espaço totalmente aberta é possível se manter sufocado mesmo que tudo aquilo seja só uma bela visão.
O sofisticado figurino feito por Dinah Collin sempre negro dos personagens afirma mais a seriedade que todos os personagens querem transparecer,sem contar na trilha sonora incrível do sempre ótimo Alexandre Desplat,tudo isso acompanhando perfeitamente a sensação do filme,sempre muito tenso.

Nos filme de Polanski costuma sempre ter aquelas atuações espetaculares,mas essas atuações costumam ser de seus protagonistas,mas em O Escritor Fantasma a coisa funciona diferente.Olivia Williams facilmente consegue ofuscar qualquer um que tente atuar a sua altura,a sua personagem é forte,irritante e durante todo o filme é uma incógnita e tanto,mas a cada cena sua nos surpreendemos com tamanha genialidade de sua atuação.Os outros aparecem como meros coadjuvantes (até mesmo o protagonista),Ewan McCregor faz o que costuma fazer (de longe um elogio) mas como já disse é prejudicado por muitas das vezes atuar com Williams,até Pierce Brosnan consegue me agradar em sua atuação de um momento só,mas em termos de coadjuvante de luxo o sempre impecável Tom Wilkinson em somente uma cena consegue dizer ao que veio,e seu personagem é outro grande mistério durante o filme.

Por fim O Escritor Fantasma é um suspense político delicioso,com um final que acumula tantos adjetivos que é simplesmente impossível numerar,recomendo concerteza.


Sinopse Retirada do site Cine Players

Nota:10/10

O Escritor Fantasma (The Ghost Writer,2010)
Diretor:Roman Polanski
Roteiro:Roman Polanski & Robert Harris
Elenco:Ewan McCregor,Pierce Brosnan,Olivia Williams,Kim Catrall,Tom Wilkinson

8 comentários:

  1. Wally says:

    É um filme delicioso mesmo, foi certo ao afirmar isso. Alguns disseram que foi chato. Não consigo ver isso. Seja pelo clima, texto, atuações, trilha ou mesmo direção meticulosa, fiquei ligado neste filme segundo a segundo. E que desfecho!

  1. Ok, confio no Polasnki, e até que parecer ser um filme no minimo interessante, mas, confesso ter ficado impressionado com o 10! Ainda irei conferir.

  1. O mestre Polanski e o gatíssimo e competente Ewan me deixando feliz da vida com essa maravilha de filme!

  1. Leo, acredita que não vi ? Mesmo depois de ler imensas críticas positivas ainda não conferi, o filme está em minha imensa lista de filmes, hehehehe.

    Até mais =D

  1. Kamila says:

    Eu adorei a atmosfera de tensão do filme, as performances da Olivia Williams e do Pierce Brosnan, mas esse filme é um tanto maçante!

  1. Não considero um filmaço, mas gostei bastante de "O Escritor Fantasma". Adorei o clima todo nebuloso e o cheiro de conspiração no ar. No entanto, entendo completamente quem, como a Kamila, acha o filme maçante...

  1. Ainda não assisti... e também curto bastante a carreira do Polanski. O cara é foda.

  1. leo says:

    WALLY Concordo com todas as suas palavras,e o desfecho é uma delícia.

    CLEBER No meu ponto de vista impossível ser uma nota menor,é maravilhoso.

    ANNESTESIA Também achei um arraso,mas infelizmente já não fiquei tão entusiasmado com esse trabalho de McCregor.

    ALAN Rapaz você é louco,corra e veja e espero que você goste né.

    KAMILA O clima de tensão do filme pra mim é o grande ganho e Olivia Williams está realmente soberba,mas consigo compreender seu ponto de vista,algumas cenas as vezes parece meio vagas e parecem que não irão a lugar nenhum.

    MATHEUS Como já disse o clima é maior presente que temos durante todo o filme e como também falei é compreensível que alguns o achem maçante.

    BRUNO Polanski é genial !


    Abraço a Todos