O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus

Posted: 11 de set. de 2010 by leo in Marcadores:
9


Na Inglaterra dos dias atuais,o imortal e milenar Dr.Parnassus,que comanda a companhia teatral "Imaginarium" formada por um mágico de cartas,Anton e o anão,Percy,oferece ao público um espetáculo irresistível através de um espelho mágico,um artefato que dá ao usuário a chance única de viajar para um mundo fantástico e desconhecido,no qual é possível controlar a imaginação alheia.O poder que o Dr. hoje possui lhe fora concedido em tempos remotos através de um pacto com o diabo.Agora que o aniversário de dezesseis anos de sua filha Valentina está próximo,o diabo volta para receber o seu pagamento:a alma da jovem.Para não perder a amada filha,Parnassus negocia um novo pacto através de uma aposta:Valentina será daquele que conseguir seduzir cinco almas primeiro,e é aí que encontram o jovem Tony,pendurado num cabo em uma ponte em Londres.Depois de salvo o vigarista com sérios problemas com a máfia russa,excelente contador de histórias e cafajeste sedutor,coberto por uma aura misteriosa,se junta ao grupo e embarca numa viagem por um mundo paralelo.


O Mundo Imaginário de Dr.Parnassus aguça a curiosidade de qualquer pessoa,que goste de cinema ou que goste de Heath Ledger somente,por ter sido o último filme de sua breve e ótima carreira.A pergunta que ficou na cabeça de todos era se o diretor Terry Gilliam iria prencher o buraco que Ledger tinha deixado,já que na sexta semana de gravação do filme Ledger,tinha sido encontrado morto num quarto de hotel.
Mas antes de levantar a questão do diretor e o desfalque de Ledger,é simplesmente impossível ignorar a belíssima parte técnica do filme que conta com uma extravagante e lindíssima direção de arte,os ótimos figurinos de Monique Prudhomme que captam bem o clima fantasioso e o bom uso das cores no filme,sem contar com a boa trilha sonora de Jeff e Michael Danna e a tímida fotografia de Nicola Pecorini.
Voltando ao assunto,após a morte de Ledger,o roteiro de Terry Gilliam e Charles McKweon devia se virar e contnuar sua filmagem sem Ledger e pra falar a verdade,idéia mais brilhante que aquela acho impossível,com a situação que se passava no filme,nada melhor fazer o que fizeram (nas cenas em que Ledger entrava no espelho mudava-se os atores),mas infelizmente o roteiro contém falhas e a mais importante é a rapidez que os fatos tomam rumos na parte final do filme.

A direção de Gilliam é inventiva e bem sucedida,mas após uma certa parte do filme o ritmo cai bastante (mas concerteza são erros perdoáveis,provavelmente ficou um péssimo clima após o acontecido).As atuações dos novatos são muitíssimos eficientes Lily Cole,surpreende por ser seu primeiro filme,Andrew Garfield aparece ótimo,más é evidentemente prejudicado por tamanha competência dos companheiros de elenco,Christopher Plummer está incrível como Dr.Parnassus,numa emotiva e belíssima atuação e Heath Ledger fechou a carreira de maneira incrível,,atuando com muita sagacidade o esperto Tony,usando perfeitamente o tom irônico e meio insano que o personagem precisava.Já sobre os outros atores acompanham muito bem o ritmo de Ledger e destaco Colin Ferrell que deu um digno desfecho ao personagem.

Por fim O Mundo Imaginário de Dr.Parnassus vai além de uma fantasia,passando por um drama familiar e um filme sobre qual será a melhor escolha,um bom filme que recomendo.


Sinopse Retirada descaradamente do site Wikipedia

Nota:7.5/10

O Mundo Imaginário de Dr.Parnassus (The Imaginarium Dr.Parnassus,2009)
Diretor:Terry Gilliam
Roteiro:Terry Gilliam & Charles McKweon
Elenco:Andrew Garfield,Christopher Plummer,Lily Cole,Verne Troyer,Heath Ledger,Tom Waitz,Heath Ledger,Johnny Depp,Jude Law,Colin Farrell

9 comentários:

  1. O filme estava esses dias em cartaz aqui na minha cidade, eu até fui ver. Mas fui vencido pelo cansaço. Tenho muita curiosidade, porquê gosto de filmes que mexem com a fantasia e etc. O filme neste aspecto parece ser ótimo!
    Espero vê-lo em breve.

    Abs.

  1. Apesar de os efeitos deixarem a desejar, o filme possui momentos brilhantes, mas não consegue ser uma obra coesa.

  1. Kamila says:

    Não assisti ainda, mas imagino que se trata de uma obra estranha, diferente, que não sei se vai ser do meu agrado.

  1. É um filme estranho mesmo, mas que como alguém já disse 'massageia os olhos' com uma parte técnica perfeita. Também gosto dos atores (a citada Lily é ótima mesmo)

  1. Mesmo mediano, é sempre um prazer assistir uma criação do meu querido Python Terry Gilliam.

  1. leo says:

    ALAN Se você gosta mesmo de filmes fantasiosos vale realmente a pena.

    CLEBER Concordo totalmente,e os efeitos tão mais pra defeitos,mas nada que atrapalhe.

    KAMILA É estranho sim,mas é um tanto agradável,vale muito pelo visual e pelas atuações que não são espetaculares,mas satisfatórias.

    LUIS Também me encantei facilmente com a parte técnica e o elenco é um bom ganho,Lily Cole achei boa e que acredito com o tempo pode melhorar.

    ANNASTESIA Eu também gosto das obras de Terry Gilliam mas não sou dos mais entusiastas,mas eu acho bom.


    Abraços

  1. Mesmo sendo o "último filme" do Ledger, não fiquei muito curiosa. Acho o Cinema que o Gilliam faz esquisito e muito azarado. rsrs. Talvez, dou uma chance ao filme.

    Beijos! ;)

  1. Todo filme tem uma cota de loucura + fantasia para o meu gosto. "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus", em vários momentos, ultrapassa essa cota. Por isso, não curti muito o resultado.

  1. leo says:

    MAYARA Assista você poderá gostar,mas é impossível não concordar com você Terry Gilliam antes de fazer seus filmes entra numa onda muito poderosa.

    MATHEUS Concordo parcialmente,é um filme bem louco,mas acho uma loucura aceitável.

    Abraços