O Que é Isso Companheiro ?

Posted: 6 de dez. de 2009 by leo in Marcadores:
0

Com o golpe militar que derrubara o governo democrático brasileiro.Após anos de manifestações políticas o ato constitucional n°5 foi decretado em Dezembro de 1968,acabava-se com a liberdade de imprensa e os direitos civis.
Em 4 de Dezembro de 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar p embaixador dos Estados Unidos e em troca do embaixador 15 presos políticos que eram cruelmente torturados nos bastidores da ditadura.

Já vi diversos filmes que falam sobre a Ditadura Militar no Brasil,mas esse é o filme definitivo,o mais sério,mais limpo e o mais cruel de todos eles.
O roteiro é intrigante e mesmo todos sabendo o que irá acontecer é algo que nos deixa nervoso,o filme é lotado de metáforas e com certeza a que mais me intriga é o grito de Paulo/Fernando no fim do filme.
O filme tecnicamente é o mais perfeito entre os brasileiros a edição e a fotografia trabalham em perfeita sintonia e a trilha sonora é habilidosa e funciona sempre em sincronia com o roteiro.
Agora o que eu mais gosto de falar que são as atuações,e pra mim é sempre melhor falar bem de atuações brasileiras e dessa vez eu não vou economizar seda.
Na minha singela opinião acho que Luiz Fernando Guimarães,Fernanda Torres,Nelson Dantas,Matheus Nachtergaele e Marco Ricca são total completa elenco,Pedro Cardoso e Alan Arkin são emocionantes,verdadeiros,perfeitos para os personagens e dignos de prêmios.Mas quem reina durante o filme é Fernanda Torres (sempre ela) quase todas melhores cenas são com elas e a cena em que ela conversa com Paulo achando que ia morrer,é o triunfo de Fernanda no filme.
Outro ponto absurdamente positivo do roteiro foi a escolha dos personagens Maria,Marcão,Renée e Toledo não existirem e representarem todos os militantes nesses personagens,perfeito.
No filme tem diversas cenas marcantes mas a que mais me marcou foi a que mais me passou despercebido da primeira vez que eu assisti,a conversa entre Henrique e sua esposa quando ela descobre que ele faz parte dos torturadores da Ditadura e somente nessa cena Alessandra Negrini nos brilha com pura simplicidade.

Por Fim O que é isso companheiro ? é o filme definitivo sobre a Ditadura Militar.

Nota:9.5/10

O Que é Isso Companheiro (Idem,1997)

Diretor:Bruno Barreto
Roteiro:Leopoldo Serran baseado no livro O que é isso companheiro ? de Fernando Gabeira
Elenco:Pedro Cardoso,Fernanda Torres,Alan Arkin,Luiz Fernando Guimarães,Cláudia Abreu,Nelson Dantas,Matheus Nachtergaele,Marco Ricca,Caio Junqueira,Caroline Kava,Fernanda Montenegro,Alessandra Negrini

0 comentários: