Educação

Posted: 9 de fev. de 2010 by leo in Marcadores:
3

Spoiler Abaixo

Jenny é uma adolescente de 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino.Inteligente e bonita sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a vinda da vida adulta.Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford , mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida.
Quando conhece David , homem charmoso e cosmopolita de trintas e poucos anos , vê um mundo novo se abrir diante de si.Ele a leva a consertos de música clássica , a leilões de arte , e a faz descobrir o glamour da noite , deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.

Educação é um filme cheio , lotado e abarrotado de erros bobinhos , mas sabe que é um filme agradável e delicia de se assistir , mas claro tem os seus méritos , e como é de começarei com a parte chata.
Educação é um filme previsível aos extremos (até o ponto em que Jenny conhece David , meio que é fácil saber o que vem pela frente) , diálogos meio tolinhos (evidentes numa cena de conversa entre Jenny e sua professora e ainda assim a cena é curiosa , digo logo abaixo porque) e é impossível não passar despercebido a bestinha que é Jenny , em certos momentos chega a ser irritante.

Mas o super curioso do filme é que mesmo Jenny sendo uma idiotinha Carey Mulligan tem uma atuação digníssima de prêmios (claro que me refiro ao Oscar que concorre) , a menina de 24 anos que convence horrores como uma jovem de 16 , esbanja naturalidade , simpatia e firmeza nas cenas que precisam , me rendi a ela.
E em Educação um dos seus maiores méritos é o elenco afiadérrimo começando pelos coadjuvantes de maiores destaques Alfred Molina , que brilha como o pai chato de Jenny e Olivia Williams (que merecia ser reconhecida em premiações) pelas poucas cenas que tem no filme.

E ainda pra completar elenco temos Dominic Cooper (competente) e Rosamund Pike levando o quesito beleza a um nível extremo quase desconhecido , mas algo me irritou bastante no filme como assim desperdiçarem duas grandes atrizes assim , Emma Thompson e Sally Hawkins mereciam maiores destaques (mas foi acertado o pouco tempo de cena de ambas personagens).
E ainda temos a ambientação PERFEITA com direção de arte belíssima e um figurino invejável , sem contar na trilha sonora divina do filme.

Por fim Educação é um filme de erros claros mas é totalmente passado por cima por ser altamente agradável , Bom filme !


PS:É impossível não amar um filme que termina com Smoke Without Fire da Duffy , IMPOSSIVEL.


Nota:9.5/10

Educação (An Education,2009)
Diretor:Lone Scherfig
Roteiro:Nick Hornby em memórias de Lynn Barber
Elenco:Carey Mulligan , Olivia Williams , Alfred Molina , Cara Seymour , Matthew Beard , Peter Saargard , Dominic Cooper , Rosamund Pike , Emma Thompson , Sally Hawkins

3 comentários:

  1. Também gostei bastante do filme. Acho o trabalho do elenco perfeito (Carey estupenda), a arte maravilhosa e a trilha ótima. Tem alguns 'errinhos', como você mesmo disse, mas acho que ele é tão espontâneo que agrada a todos.

  1. leo says:

    Carey Mulligan,Olivia Williams e Alfred Molina estão absurdos nesse filme.
    Brigado pela visita ;D

  1. Um daqueles filmes dos quais não aguardava grande coisa e acabaram me surpreendendo. Ótimo elenco, com destaque óbvio para Mulligan - uma das atuações femininas do ano.