O Oscar e suas injustiças

Posted: 20 de fev. de 2010 by leo in Marcadores:
0

Que o Oscar é uma premiação absurdamente falha e fuleira todo mundo sabe mais todos nós assistimos pra ver no que vai dar tamanho absurdo , eles nunca premiam mesmo o melhor do ano , mas aceitamos.
De uns tempos pra cá (especificamente de 2000 a 2009) o Oscar acertou nos prêmios , o Oscar premiou alguns discutíveis (discutíveis pelo fato de serem aceitáveis mas caso outro vencesse também seria merecido , sacam?) e algumas vezes a academia premiam algumas coisas absurdas , tipo de dar raiva de ver que aquele profissional tá feliz , vemos aqui alguns exemplos disso.

O ano de 2000 pro Oscar foi glorioso , filmes absurdos foram indicados , mas o que mais me chamou atenção foi Regras da Vida , é um ótimo filme mas é inexplicável esse filme roubar o prêmio de Roteiro Adaptado de O Informante e Eleição , sim acho o roteiro de Regras da Vida ótimo , mas não chega aos pés do brilhantismo que é dos outros citados.
Mas o maior absurdo não é o prêmio de Roteiro e sim o de Ator Coadjuvante , é inaceitável , inexplicável , initendível (ah essa não existe né) em um ano que concorria Michael Clark Duncan,Haley Joel Osment e Tom Cruise levando a perfeição a um novo nível , vence o competente Michael Caine , o cara tem reputação só pode ter sido essa a desculpa de ter vencido.

E até acho mesmo que reputação faz um vencedor , é difícil engolir a vitória de Julia Roberts por Erin Brockovich , mas porque reclamo se gosto do filme e gosto da atuação de Julia ?! Coisa simples assista a Réquiem para um Sonho e se tiver tempo em seguida ver Conta Comigo , e depois tira a conclusão de quem mereceu vencer.
Não tolero vitória de Gladiador e nem de Russell Crowe mas vai eu me meter nesse rolo , num quero polêmica.

Em 2002 a grande polêmica fica com o bom mais mentiroso Uma mente Brilhante , tem gente que adora , e tem gente que só o acha bom (\o/) mas no ano o que mais me revoltou foi a sacaneada que a academia deu no mestre Robert Altman pra premiar o badalado (e incopetente) Ron Howard , vergonhoso academia , vergonhoso.

E aí que chegamos ao controverso ano de 2005 , ano que muitos acham bem definido e com prêmios bem entregues.Entre os principais vencedores só aceito os de Filme (mas entra na estatística se fosse outro também estaria de bom tamanho),Diretor,Roteiro Adaptado e Original , o resto pra mim pura balela.
Se você achou merecido o prêmio de Jamie Foxx parabéns , eu não acho , mas também não crítico , Liam Neeson na pele de Paul Kinsey seria mais justo , mas cadê ele entre os indicados hein ?! Já no de Melhor Atriz é sim de se revoltar AMO Hillary Swank , gosto de Menina de Ouro mas derrota dupla de Annette Benning pra Swank é sacanagem , pra mim Adorável Julia não é divino mas a atuação de Benning faz o filme e sem contar que o ano tinha Kate Winslet e Imelda Staunton , definitivamente Swank não mereceu.
E entre os coadjuvantes gostei muitíssimo de ver Morgan Freeman e Cate "diva do blog" Blanchett vencer , mas se fosse pelo lado da justiça Clive Owen merecia e Natalie Portman também (mas no caso de atriz coadjuvante seria sonho se houvesse empate entre as duas) , mas até aí conseguimos sobreviver.


Mas eis que chega 2006 e o Oscar perde toda sua credibilidade , vamos ver a trajetória.Roteiro Original pra Crash , aceitável , Adaptado pra Brockback Mountain merecido , Direção pra Ang Lee que significou prêmio tardio , atriz coadjuvante pra Rachel Weisz nada mais merecido , de Ator Coadjuvante pra George Clooney não gostei mas posso aceitar , Ator pra Phillip Seymour Hoffman perfeito , Filme pra Crash absurdo mas posso dormir com essa e Atriz pra Feli...REESE WHITERSPOON ... OPS aí foi mexer com minha boa vontade , é inadmissível uma barbaridade dessa.E ainda tem gente que duvida que reputação não vence Oscar.

Enquanto 2007 foi compreensível e 2008 foi perfeito , chega 2009 um ano com uma cerimônia DIVINA mas com somente um prêmio um tanto delusional e viajante , sério não consigo aceitar a vitória de Quem Quer Ser um Milionário ? , gosto do filme ? Gosto sim mas não tem como aceitar um filme bobinho como esse vencer algo poderoso como Foi Apenas um Sonho (babacamente não indicado pra quase nada) pra mim IDIOTICE.

E esse ano será que as coisas estarão nos eixos o ano perfeito teria Guerra ao Terror como filme e Bigelow como Diretor , Colin Firth como ator (esclareço que não vi o filme , mas to na torcida por ele) , Carey Mulligan como atriz (isso sim é puro sonho) e nem preciso pedir Waltz e Mo´Nique como Coadjuvantes , já que caso não vença um dos dois já vem polêmica.
Entao Até 7 de Março.

0 comentários: