Invictus

Posted: 7 de abr. de 2010 by leo in Marcadores:
6


Recentemente eleito presidente,Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido,em decorrência do Apartheid.A proximidade da Copa do Mundo de Rugby,pela primeira vez realizada no país,fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população.Para tanto chama para uma reunião François Pienaar,capitão da equipe sul africana,e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

Os dois últimos filmes de Clint Eastwood pra mim são muito abaixo da média (A Troca e esse da resenha),mas A Troca consegue fazer os espectador se identificar e torcer que o melhor aconteça no drama de Christine Collins.Já Invictus não nos faz se preocupar nem menor torcer pelo melhor por nenhum personagem,algumas vezes me parece que o filme seja até antipático.
O roteiro de Invictus é consistente,sem falhas,mas também não é algo que nos faça prender a atenção totalmente no filme e falar mal da direção de Eastwood é meio surreal,sempre fazendo bem feito,mas novamente devo comparar Invictus a A Troca.Em A Troca Eastwood ao menos se deu ao luxo de dar o tom de suspense que o filme precisava.Em Invictus não precisava,mas também não tem nada de mais,igual ao roteiro.

O filme não tem atributos técnicos relevantes nada é de chamar muita atenção,mas como é um filme de Eastwood tinha que ter alguma atuação boa.Morgan Freeman se mostra irretocável na pele de Nelson Mandela.É realmente fácil perceber a entrega total de Freeman no personagem que as vezes chega a ser difícil ver que tem alguém atuando ali.
Mostrando que fazer biografias no cinema não é só pintar cabelo,mudar sotaque ou imitar a personalidade.

Por fim Invictus é um filme absurdamente esquecível,só a atuação ótima de Morgan Freeman que consegue fazer o filme no mínimo memorável,infelizmente.


Sinopse do Adoro Cinema

Nota:6/10
PS:Não falei da performance de Matt Damon propositalmente,incógnita total,tanto o personagem (infelizmente por ser uma das figuras mais importantes do contexto histórico),quanto a atuação.

Invictus (Invictus,2009)
Diretor:Clint Eastwood
Roteiro:Clint Eastwood
Elenco:Morgan Freeman,Matt Damon

6 comentários:

  1. Adorei a crítica implicita em relação a atuação da Bullock. Rs
    Realmente, o Freeman estava ótimo. Eu via o Mandela nele. De costas, era quase incrível pensar que não era ele realmente.
    Sobre a direção do filme, sou suspeita para comentar porque sou fã do Eastwood. Não posso negar que ele vem apresentando trabalhos inferiores ao seu potencial, e com forte apelo à aceitação do público; mas ainda assim ele sempre consegue montar cenas que me fazer chorar por horas.
    O Matt Damon é um grande ator, mas neste filme ele não tinha muito o que fazer com este personagem.
    Bom, é só isso mesmo. Rs
    Abraços,
    Daniela Gomes

  1. leo says:

    Também sou muito fã do Clint Eastwood sendo que nesse filme ele estava tão na área de conforto dele que não achei tão legal.
    E Matt Damon é de dar pena dele no filme,infelizmente.
    Abraços ;D

  1. É um bom filme, que conseguiu me emocionar especialmente na parte final, mas no geral não deve ficar marcado como um dos melhores do diretor. E o Damon não fez nada para merecer indicação ao Oscar, rsrsrs.

    PS: gostei muito do novo visual do blog!

  1. leo says:

    Também acho que esse filme é o mais fraco do Eastwood.E a indicação ao Oscar do Matt Damon é meio inexplicável.Brigado.
    E brigado pela visita ;D

  1. Filme bastante fraco mesmo, uma pena!

    Mas, que coisa: como achou A Troca abaixo da média? o filme é sublime!

    DISCORDO!!!

  1. leo says:

    Invictus é bem ruinzinho mesmo.E é não sou nada fã de A Troca!
    Abraços